Egresso da Unijuí recebe homenagem e reforça nome de prêmio nacional - Unijuí

Egresso da Unijuí recebe homenagem e reforça nome de prêmio nacional

Jean Rodrigo Ferri, ex-aluno do curso de Informática da Unijuí, foi homenageado pela Associação Python Brasil

Um egresso do curso de Informática da Unijuí (atualmente denominado como Ciência da Computação) recebeu uma importante homenagem em âmbito nacional. Jean Rodrigo Ferri, ex-servidor do Senado Federal, reforçará o nome do Prêmio Dorneles Tremeá – criado em 2011 pela Associação Python Brasil para homenagear aqueles profissionais que se dedicaram a ensinar e a compartilhar a linguagem de programação. O prêmio passará a se chamar Dorneles Tremeá & Jean Ferri, marcando a trajetória e empenho do jovem que, em 29 de junho de 2017, perdeu a luta contra o câncer, aos 41 anos.

O Jean foi um excelente aluno e sempre se destacou dentro da Universidade. Foi uma pessoa que, já na graduação, se envolveu na pesquisa e, dentro da comunidade, teve seu trabalho reconhecido”, destacou o coordenador do curso de Ciência da Computação da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin.

Jean ingressou na Unijuí em 1996, no então curso de Informática, mesmo ano em que a sua futura esposa, Rafahela Bazzanella. Eles se conheceram durante a graduação, mas a conclusão dos cursos aconteceu em anos distintos: ela se formou em 2000, ele em 2003.

Jean começou a trabalhar no Interlegis em 2004, na equipe de gestão tecnológica e desenvolvimento de sistemas para as casas legislativas. Foram 13 anos de dedicação e empenho até a data de seu falecimento. Entusiasta da missão do Interlegis, de modernizar e integrar as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, ele foi um dos idealizadores do domínio do Legislativo na internet (.leg.br). O servidor também teve participação efetiva na gestão e no desenvolvimento da maioria dos produtos ofertados pelo Interlegis e foi líder na criação do Portal Modelo.

Gaúcho de Santa Bárbara do Sul, Jean criou o primeiro site sobre Zope e Plone em português, o TcheZope.org, e foi responsável pelo desenvolvimento do PloneGov.Br. Além disso, realizou palestras em dezenas de eventos na América do Sul sobre o sistema de gerenciamento de conteúdo Plone, utilizado por todo o Governo, Senado Federal e Câmara dos Deputados.

Para nós, enquanto Universidade e enquanto curso, foi uma grande honra ter um egresso se destacando em nível nacional. Isso dá visibilidade para o curso e mostra aos atuais alunos possibilidades de atuação. No entanto, lamentamos profundamente que uma doença tenha interrompido a sua vida”, reforçou o professor Padoin.

Rafahela Bazzanella, viúva de Jean Ferri e egressa da Unijuí, também é membro da comunidade Python Brasil e servidora do Interlegis. Eles se transferiram para Brasília em 2004, a convite do então diretor-executivo do Interlegis, Paulo Fernandes.

Sobre o Prêmio

Criada em 2011, a premiação é uma oportunidade para a comunidade Python homenagear, anualmente, as pessoas que mais se destacaram e contribuíram para manter vivo o espírito de colaboração, empreendedorismo e entrega à comunidade. Dorneles Tremeá, que também dá nome ao prêmio, foi fundador da Debian-RS, da Associação Python Brasil, membro e palestrante da Plone Foundation e Big Kahuna da PythonBrasil. Era o presidente da Associação Python Brasil, quando faleceu em um acidente de carro, em 10 de fevereiro de 2011, aos 31 anos.