Unijuí assina convênio de cooperação com o Grupo Fricke - Unijuí

Unijuí assina convênio de cooperação com o Grupo Fricke

Na última sexta-feira, dia 18 de dezembro, a Unijuí assinou um convênio de cooperação técnica com a empresa Fricke Soldas Ltda -  indústria de soldadores Balmer, que faz parte do Grupo Fricke. Trata-se de um contrato de controle tecnológico referente a ensaios de tração e de elasticidade de aços, que passarão a ser realizados no Laboratório de Engenharia Civil da Universidade.

“O Grupo Fricke está num processo de certificação de qualidade e precisa passar por testes laboratoriais. A empresa nos procurou, para formar essa parceria, que também resultou na compra de um novo dispositivo para realizar este ensaio - algo que, até então, a Instituição não possuía. O equipamento, adquirido pela Universidade, tem um investimento aproximado de R$ 20 mil”, explicou Luiz Irineu Donato, responsável técnico pelo Laboratório de Engenharia Civil.

De acordo com Donato, o equipamento – que conta com peças importadas, mas com produção brasileira – deverá chegar à Universidade na segunda quinzena de janeiro. A ideia é que, até o fim de janeiro, os trabalhos tenham início.

“Esse convênio vem dar respaldo a todo um parque fabril. Estamos concluindo a importação deste parque e realizando a certificação do produto acabado. A ideia é atender todo o Sul do País, envolvendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explicou o diretor-executivo do Grupo Fricke, Martinho Kelm. Para cada volume de produção, como explica Martinho, é necessário um conjunto de análises, que será realizado em parceria com a Universidade.

Conforme destaca o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, a parceria permitirá que os alunos participem efetivamente de processos de análise e demandas reais, propostas por uma empresa que vem se destacando no mercado, em termos tecnológicos. “Também possibilitará a realização de pesquisas e elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) pelos acadêmicos, qualificando a formação profissional e consolidando a relação universidade/empresa”, completou.

O contrato prevê inicialmente 24 meses de trabalho. No entanto, a expectativa é que a parceria vá além deste período.