Empresa incubada na Criatec aprova projeto no Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria - Unijuí

A startup AgexTec, incubada na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, submeteu e aprovou o projeto “Sistema de monitoramento inteligente da umidade do solo com alertas para irrigação”, no Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria 2021 (EGII).

O projeto contempla o desenvolvimento de sensores inteligentes de umidade do solo, com sensor sônico de direção e velocidade do vento, além de repetidores de sinais, que juntos são fundamentais para o monitoramento e a otimização de sistemas de irrigação.

A expectativa, dentro dos 15 meses do edital, é que o Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica auxilie na otimização de todo o projeto eletrônico dos sensores, data loggers, transmissão de dados e repetidores de sinais, juntamente com a prototipagem e definição das especificações técnicas definitivas para a versão comercial. O volume de recursos captados é de R$ 281.272,89, que será investido no desenvolvimento da solução.

Para elaboração e submissão do projeto a empresa contou com o apoio dos gestores de Inovação do programa Inova RS.

O Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria, que busca promover a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria gaúcha, vai investir entre R$ 200 mil e R$ 600 mil por projeto, em três processos seletivos para indústrias de grande, médio, pequeno, micro porte e startups. Para as empresas, é pré-requisito ser contribuinte do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul. No caso das startups, as regras são simplificadas.

O fomento é uma ação do Sesi, Senai, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com o apoio da Federação e Centro das Indústrias do Estado do RS (Fiergs), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

Além dos recursos financeiros, o projeto aprovado terá acesso aos conhecimentos processuais para o desenvolvimento da ideia e aos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação das instituições. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae sobre empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto e de atividades do IEL, com foco em gestão da inovação e liderança de empresas.