Projeto de Vida e Carreira possibilita formação empática e integradora - Unijuí

Projeto de Vida e Carreira possibilita formação empática e integradora

Nadine Paré, do curso de Ciências Biológicas, e Maria Luiza Zimmermann, do curso de Direito

A disciplina de Formação Pessoal e Profissional denominada Projeto de Vida e Carreira, desenvolvida neste primeiro semestre de 2021 dentro da Graduação Mais da Unijuí, foi ministrada com o objetivo de sensibilizar e inspirar o autoconhecimento dos estudantes. Baseada em quatro pilares - autoconhecimento, inspiração, minha contribuição para sociedade e objetivos e metas, na disciplina os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre cada ponto, podendo desenvolver atividades significativas para o processo formativo.

A metodologia busca sensibilizar o acadêmico para entender o processo da escolha profissional em cada passo dado a partir da entrada na Universidade, fazendo um contraponto com a importância dos aprendizados também para sua vida pessoal. “Na disciplina de Projeto de Vida e Carreira sugerimos, dentre as diversas atividades realizadas, que os estudantes citassem pessoas inspiradoras, nas quais poderiam achar pontos que os motivassem pessoal e profissionalmente. Surgiram vários nomes, como familiares e pessoas famosas, a exemplo da modelo Gisele Bündchen, Madre Teresa de Calcutá e a pintora Frida Kahlo”, destacou o professor da disciplina, Luciano Zamberlan.

Para a estudante do curso de Ciências Biológicas Nadine Paré, o assunto que mais lhe chamou atenção foi a etapa do autoconhecimento. “A disciplina fez com que eu olhasse para o meu interior e visse como eu realmente sou. Além disso, poder transmitir para um papel as duas pessoas que mais me inspiram, meu pai e minha mãe, me deixou muito realizada”, comenta.

Já para a estudante do curso de Direito, Maria Luiza Zimmermann, as disciplinas que levam em consideração as questões emocionais dos estudantes que estão ingressando na Universidade demonstram sensibilidade e empatia. “Era apenas esperado que esses indivíduos soubessem o que querem para o resto de suas vidas, e quando demonstrassem algum sinal de indecisão, fossem incentivados a manter para si. O Projeto de Vida e Carreira é uma disciplina que entrou como uma forma de preencher essa lacuna na formação do estudante da universidade, criando um espaço onde acadêmicos de todo tipo de curso podem expressar suas incertezas e dúvidas, um espaço onde seus sentimentos são valorizados ao invés de serem tratados como uma mera inconveniência. Pelo menos foi essa a lacuna que a matéria preencheu para mim. Sou muito grata ao processo de autoconhecimento que a matéria me possibilitou ter. Posso afirmar que é indispensável e que todos deveriam ter esse tipo de experiência alguma vez na vida”, conclui.