Acadêmicos participam de curso de qualificação em taxidermia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos participam de curso de qualificação em taxidermia

Considerada um ramo da biologia e conhecida popularmente como “empalhamento”, a taxidermia foi trabalhada em um curso de qualificação na Unijuí, realizado na sexta-feira, dia 23 de julho, e no sábado, dia 24. A capacitação foi coordenada pela professora doutora Francesca Werner Ferreira e pelo médico veterinário Carlos Alberto Noll.

Francesca comenta que o objetivo do curso foi introduzir algumas técnicas de preparação e conservação de animais, com fins didáticos e de pesquisa, e também para exposições. “A comunidade traz animais que são encontrados mortos, geralmente por atropelamento. O Laboratório de Zoologia sempre recebeu esse tipo de material e, a partir das disciplinas do curso de Ciências Biológicas, desenvolve várias técnicas,” comenta a coordenadora.

A taxidermia tem por objetivo a preservação de animais mortos, utilizando-se somente da pele tratada com produtos químicos, na qual se dá forma ao seu exterior. Dessa forma, se organizam planos e posturas dos animais, mantendo suas características de aparência em vida, sempre buscando a maior proximidade com o natural.

A preparação dos animais envolve várias etapas contínuas, que vão desde o descongelamento dos animais, que ficaram armazenados no freezer do Laboratório de Zoologia, até o final do processo, com a deposição do espécime já pronto na coleção didática seca. “Entre esses dois passos, temos a retirada da pele (ou escalpo), limpeza e tratamento com produtos adequados (conservantes) até a moldagem final”, reforça a professora.

Enquanto os químicos vão agindo na pele do animal, é confeccionado um “manequim” de arame ou outro material que dê estrutura semelhante ao esqueleto, que será vestido com a pele tratada. Além disso, são colocados olhos de acrílico no local dos originais e o animal é posicionado. Durante alguns dias ocorre o monitoramento até a secagem completa. Todos os animais são identificados até o nível de espécie, assim como são anotadas referências de data e local de coleta e caracteres de sua bioecologia.

O curso contou com acadêmicos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, de diferentes semestres, e coma  participação de uma egressa. A professora Francesca salienta que os estudantes da Unijuí “sempre experimentam atividades práticas, sejam em campos (natureza) ou laboratórios, aliando o estudo teórico com as vivências das práticas profissionais.”

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico do curso de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.