Discussão sobre implementação local da Agenda 2030 tem início com Seminário Nacional - Unijuí

Integrando a programação do Salão do Conhecimento da Unijuí, foi aberto na tarde desta terça-feira, 26 de outubro, o Seminário Nacional “A implementação local da Agenda 2030: desafios e perspectivas de atores institucionais”. O evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube e terá sequência até a quinta-feira.

“Há quatro anos, a Unijuí colocou a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como temas fundamentais para articular a ideia de desenvolvimento e de sociedade em sua região de abrangência e de atuação, não só territorial, mas nos campos do ensino, pesquisa e extensão. Essa é uma jornada que atravessa as diferentes áreas de ensino na Universidade, cursos e programas de pós-graduação”, explicou o professor doutor Daniel Rubens Cenci, pesquisador e militante nos ODS e Agenda 2030.

Conforme destacou o docente em sua fala, o mundo se desafia a trabalhar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Fidene, como Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado, não poderia ficar de fora desta iniciativa: “está no DNA da Fidene pensar o desenvolvimento”, frisou Cenci, reforçando, ainda, que é necessário atuar localmente, mas sem deixar de pensar globalmente, compreendendo que as questões são integradas.

Para debater o tema “Metodologias, boas práticas e ações inovadoras para a implementação local dos ODS”, foi convidada a doutora Laura Magalhães, que é consultora e educadora ambiental, advogada e professora universitária. Ao compartilhar breves experiências, a convidada explicou que a ideia de protagonismo local é construída a partir da sensibilização da sociedade civil e dos stakeholders, e falou sobre a importância de disseminar o senso coletivo e a sensação de pertencimento, desde a escola. “Trago a Agenda 2030 escolar como uma potente ferramenta de aplicação da sustentabilidade. Se temos engajamento desde a base, constante, gradual, transformamos as pessoas. Não importa, depois, o governo que assuma. Não há o risco de haver uma descontinuidade das ações”, explicou.

Do evento, participaram Murilo Oliveira, coordenador de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil – PNUD no Piauí; Evandro Massing, prefeito do município de Palmeira da Missões e egresso da Unijuí; e o professor doutor Daniel Rubens Cenci.

Para conferir o debate na íntegra, acesse: