Reitora da Unijuí é mediadora em painel do Comung sobre ambientes de inovação - Unijuí

Reitora da Unijuí é mediadora em painel do Comung sobre ambientes de inovação

A Unijuí é uma das universidades integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e uma das parceiras do IX Fórum de Gestão e Inovação do Comung. O evento, realizado nos dias 25 e 26 de novembro, contou com programações presenciais realizadas na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e diversas atividades online. O Fórum teve como temática central “A universidade comunitária inovadora: fortalecendo o DNA do Ensino Superior”.

Na tarde desta sexta-feira, dia 26, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, foi a mediadora do painel “Ambientes de inovação: desenvolvendo negócios e interagindo com a comunidade”. Participaram como painelistas: Artur Gibbon, presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp); Francisco Saboya, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Giovani Feltes, deputado federal; e Pedro Valério - CEO do Instituto Caldeira. O painel foi transmitido na íntegra pelo canal do YouTube do Comung.

Convidado pela mediadora a iniciar o debate, Artur Gibbon argumentou sobre a forte relação entre ambientes de inovação e de ensino. “O combustível da inovação é o conhecimento e o conhecimento, na sua grande maioria, advém das Universidades, dos nossos Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e também das pesquisas realizadas em laboratórios, em todas as áreas do conhecimento. É muito comum um ambiente de inovação, em especial uma incubadora ou um parque tecnológico, estar atrelado a uma Universidade”, destacou o presidente da Reginp.

Reforçando diversos argumentos importantes colocados pelos painelistas, a professora Cátia apontou para a necessidade de ações para atração e retenção de talentos, além da formação, que é uma competência das universidades. “Dinâmicas e ambientes de inovação passam efetivamente por pessoas. Deve-se definir políticas de longo prazo, apontando e tendo como elementos centrais o capital humano, para desencadear um capital financeiro. Ambientes de inovação são necessários se quisermos entender o desenvolvimento das regiões. E como efetivamente promover? A partir de academia, sociedade, poder público e empresas”, colocou a reitora da Unijuí.

A Unijuí, como uma universidade comunitária, também coloca à disposição da comunidade diversas ações e ambientes ligados à inovação, como a Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) e a Criatec, incubadora de novos negócios e que apoia empreendedores.