Unijuí lança projeto que vai capacitar professores para atuar com a Justiça Restaurativa nas escolas - Unijuí

Junto ao Centro de Eventos da Unijuí, foi realizado nesta sexta-feira, 8 de abril, o lançamento do projeto “Práticas Restaurativas e Mediação de Conflitos nos ambientes escolares: ações de formação e assessoramento para professores de escolas públicas do Município de Ijuí”. A iniciativa foi contemplada com recursos do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (FECA) e elaborada, em conjunto, pelos Projetos de Extensão Cidadania para Todos e Conflitos Sociais e Direitos Humanos e pelo projeto vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí, Diálogos: Tecendo Vidas sem Violência de Gênero.

Conforme explica a coordenadora do projeto, professora Ester Hauser, a proposta se insere na temática “Enfrentamento à violência doméstica, física, psicológica e sexual, bem como demais formas de violência” do edital, e propõe ações de atendimento indireto a crianças e adolescentes, mediante a capacitação e assessoramento de professores de seis escolas de Ijuí: três municipais (Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil - Imeab, Escola Deolinda Barufaldi e 15 de Novembro) e três estaduais (Colégio Modelo, Ruy Barbosa e São Geraldo). O objetivo é capacitar os educadores para utilização de ferramentas da Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos nos ambientes escolares.

“Iniciaremos as aulas no dia 29 de abril. Serão 24h de capacitação, divididas ao longo de dois meses, onde serão trabalhadas as temáticas Justiça Restaurativa, comunicação não-violenta, conflitos familiares e direitos humanos e mediação escolar”, explicou a professora Ester Hauser, lembrando que, com a finalização das aulas, iniciam-se as 24h de assessoria para implementação de um projeto de práticas restaurativas nas escolas.

Conforme explicou a presidente da Comissão Executiva do Conselho de Gestão da Justiça Restaurativa no Município, Josiane Fagundes, o curso reforça o trabalho que vem sendo realizado em Ijuí desde 2017, quando foi constituído um grupo de estudos de facilitadores na cidade, composto por representantes de entidades governamentais e não governamentais, além de voluntários. Um projeto de lei foi elaborado e, com apoio do Poder Legislativo, tornou-se lei, a Lei nº 6887/2019, que institui em Ijuí a política pública de Justiça Restaurativa.

“No ano passado conseguimos efetivar a lei criada em 2019, depois de sensibilizar os gestores para compreensão da necessidade de termos, dentro das nossas escolas, ações efetivas de mediação e gestão de conflitos. Organizamos a criação do Conselho de Gestão e, então, núcleos e centrais de Justiça Restaurativa. Esse curso, que vai ser ofertado pela Unijuí, vai ao encontro de tudo que está sendo trabalhado. Vai qualificar não apenas facilitadores, mas as ações do cotidiano, em sala de aula, através de práticas restaurativas”, completou a assistente social, Cristiane Barasuol, representante da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a coordenadora pedagógica da 36º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosane Menezes, diante da complexidade do mundo e das relações, é necessário ajudar a sociedade a aprender, novamente, a viver de forma coletiva.

Em mensagem gravada para o evento de lançamento, o secretário da Justiça do Rio Grande do Sul, Mauro Hauschild, falou da satisfação em poder participar da realização deste projeto, com a aprovação da iniciativa junto ao Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. “Acreditamos na Justiça Restaurativa como um novo modelo de justiça para as relações prejudicadas por relações de violência”, disse.

Em sua fala, a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, destacou que a Universidade vem há 65 anos atuando com a missão de ensinar, promover a pesquisa e a extensão na região. “Nós dedicamos, todos os anos, 10 mil horas para projetos de extensão, cujas atividades permitem mantermos uma relação ainda mais intensa com a comunidade, quebrando os muros que separam a universidade das entidades, das associações, das escolas”. Como lembra a vice-reitora, há 15 projetos de extensão em desenvolvimento atualmente na Unijuí, e de onde também partiu a proposta do projeto apresentado hoje.

Um segundo projeto também foi aprovado no edital do FECA, para o campus de Santa Rosa, mas o recurso ainda não foi liberado: Extensão universitária em ações socioeducativas: Práticas Restaurativas e Mediação de Conflitos nas comunidades escolares, ações de formação e assessoramento para professores de escolas públicas do Município de Santa Rosa. Coordenará o projeto a professora Francieli Formentini.