Rizoma debate a prevenção e conscientização contra acidentes de trabalho - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Rizoma debate a prevenção e conscientização contra acidentes de trabalho

O mês de abril concentra três importantes datas: no dia 7, celebra-se o Dia Mundial da Saúde; e nesta quinta-feira, 28, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Datas que são marcadas por meio da campanha Abril Verde, instituída para a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho.

E não poderia ser diferente: o Rizoma desta quinta-feira tratou sobre o tema "Abril Verde: conscientização e prevenção contra acidentes de trabalho", trazendo como convidados a enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Missões), Elizabete Maria Dall Molin Trevisan; o secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito, Fábio Franzen; a enfermeira e coordenadora do Samu, Carla Patrícia Mello; e a psicóloga e coordenadora do Cerest Missões, Patrícia Felden Torma.

Conforme destacou Patrícia, as datas são importantes para sensibilizar e para chamar a atenção da sociedade para as condições dos ambientes de trabalho. Para que os trabalhadores se questionem como estão se cuidando e quais condutas preventivas estão tomando. “Desde 2021, também estamos dando uma atenção especial ao grupo dos motociclistas, em razão do aumento no número de acidentes. Tanto que, entre os dias 27 e 29 de abril, estaremos com ações especiais, voltadas ao público”, explicou.

Outro problema, relacionado aos motociclistas, segundo Elizabete, é que os acidentes de trabalho estavam entrando para as estatísticas como acidentes de trânsito, apenas.

“É um público que nos preocupa, de fato. Temos uma média de cinco a seis atendimentos com motociclistas por dia, com destaque para os entregadores e para horários de entrada e saída das empresas, quando há um trânsito maior de veículos. Nós tentamos sensibilizar para o cuidado no trânsito, lembrando ao motorista que ele é o para-choque do seu veículo. Por mais que o acidente seja pequeno, sempre haverá uma lesão”, completou Carla Patrícia.

De acordo com o secretário Fábio, Ijuí precisa de atenção porque possui 87 mil habitantes e mais de 61 mil emplacamentos. Em meio a este universo, há um número maior de pessoas optando pela moto para trabalhar e um número maior de pessoas trabalhando como entregador ou mototaxista - estima-se que sejam cerca de 300 em Ijuí atualmente.

Para conferir o Rizoma na íntegra, acesse:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.