Unijuí conta com ações que acompanham a acessibilidade institucional - Unijuí

Unijuí conta com ações que acompanham a acessibilidade institucional

Programas e serviços são pensados para atender as necessidades de toda a comunidade acadêmica

André Lucca Pizutti, no período da graduação

Na Unijuí, as individualidades e as diferenças de cada estudante, professor ou funcionário, são respeitas e potencializadas. A Universidade oferece à comunidade acadêmica inúmeros serviços e programas, por meio do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade (SAA). As atividades incentivam, especialmente, o ingresso e permanência de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), sejam acadêmicos ou colaboradores, desde os processos seletivos.

O egresso dos cursos de Medicina Veterinária (2020) e Administração (2016), André Lucca Pizutti, utilizou em diversos momentos o acompanhamento pedagógico e psicológico oferecido pela Unijuí. André possui Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que dificulta questões pedagógicas, de relacionamento e inter-relacionamento. Enquanto acadêmico da Unijuí, recebeu orientações e pode participar de atividades e programas. “Tive a oportunidade de conhecer outros estudantes que compartilhavam do mesmo problema que eu, interagir com outras pessoas acompanhadas pelo SAA e estudar no espaço disponibilizado pelo setor”, relata André.

Hoje, André atua profissionalmente como anestesista veterinário e reconhece que o acompanhamento proporcionou uma melhora em seu desempenho acadêmico. “Sem dúvida, o acompanhamento foi fundamental, dentro e fora da sala de aula. Saí da Universidade com uma enorme gratidão por toda a ajuda recebida pelo SAA”, finaliza.

Por meio das ações do SAA, a Unijuí também oferece outros serviços, que vão além da inclusão e acessibilidade, disponíveis para os diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional. Alguns exemplos são: formação continuada, orientação profissional, atendimento educacional especializado, avaliação e acompanhamento psicológico e pedagógico, entre outras iniciativas.

Já as ações específicas ao público com NEEs (estudantes, professores ou funcionários), a Universidade disponibiliza intérprete de Libras, adequação de materiais em braille ou de acordo com necessidades físicas e motoras, monitores para acompanhamento em sala de aula, além de estratégias focadas nos estudantes e ações voltadas para as individualidades de cada caso.

Quer saber mais sobre os programas e serviços do SAA? Clique aqui.