Estudantes das Engenharias recebem profissionais que atuam na coleta de resíduos e representantes do Executivo em PI - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes das Engenharias recebem profissionais que atuam na coleta de resíduos e representantes do Executivo em PI

Acadêmicos do primeiro semestre, dos cursos de Engenharia da Unijuí, foram desafiados a desenvolver lixeiras padronizadas e a pensar na coleta de resíduos no município, a partir da disciplina de Projeto Integrador (PI) - uma das novidades da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, onde os estudantes recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e trabalham em soluções ao longo do semestre. 

Os estudantes já elaboraram um pré-projeto e nesta quinta-feira, 12 de maio, receberam integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e também profissionais que atuam diretamente na coleta de resíduos, nos caminhões, para que pudessem entender como funciona o processo de recolhimento na cidade. O bate-papo aconteceu no auditório do Hospital Veterinário e também contou com a presença do prefeito Andrei Cossetin; do secretário de Meio Ambiente, Yuri Lucian Pilissao; e do secretário de Desenvolvimento Social, Ezequiel Buzzatto.

“Para que os estudantes não ficassem presos à fala dos profissionais, primeiro propusemos que eles realizassem um pré-projeto. Agora, neste bate-papo, eles conseguiram entender quais os principais problemas da primeira etapa do trabalho, onde eles falharam, e o que é possível mudar”, explicou o professor Maurício de Campos, lembrando que os estudantes puderam conferir relatos sobre a utilização das lixeiras, problemas com tampas que não abrem direito, materiais que machucam, tipos de lixo que estão sendo recolhidos e quais as piores regiões do município quando se fala em coleta.

“A gente fez com que os estudantes criassem empresas virtuais, fictícias, e cada uma delas tem um membro de cada área - futuros engenheiros civil, químico, de software e químico. Enquanto um está pensando no sensor que vai ter na lata de lixo, outro está pensando na mobilidade da calçada, outro num programa educacional para o celular, por exemplo. Segundo a prefeitura, se houver boas ideias, elas podem ser implementadas”, completou o professor. 

Após o bate-papo, a produção de soluções segue na disciplina, com auxílio de profissionais de Design e Arquitetura e Urbanismo, mentores do projeto. A previsão é que a apresentação dos trabalhos ocorra nas duas últimas semanas de junho.

“É sensacional a contribuição dos PIs para a formação dos estudantes, no sentido de que os coloca no locus profissional. Eles já se sentem atuando, construindo, projetando, desenvolvendo alguma coisa”, destaca Maurício. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.