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A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) promoveu, ao longo das últimas semanas, uma série de oficinas práticas com estudantes dos cursos da área da Saúde da Unijuí. As oficinas foram voltadas ao Design Thinking, que é uma metodologia que estimula a inovação centrada no ser humano e a resolução criativa de problemas. A iniciativa reuniu empreendedores incubados, mentores e parceiros em encontros marcados pela colaboração, troca de ideias e desenvolvimento de soluções inovadoras.
As oficinas foram conduzidas pela CEO da empresa Ubah Studio Criativo, incubada na Criatec, Bruna do Amaral, que é graduada em Design com MBA em Design Thinking. Ela foi responsável por guiar os participantes em todas as etapas do processo: imersão, ideação e prototipagem, utilizando dinâmicas interativas, onde os participantes foram desafiados a compreender profundamente as necessidades dos usuários, pensar “fora da caixa” e elaborar projetos de soluções viáveis para as demandas recebidas da comunidade tanto pública quanto privada.
Segundo a coordenadora da Criatec, o objetivo das oficinas foi ampliar a capacidade dos estudantes de enxergar os desafios com um olhar mais empático e criativo, além de fortalecer a cultura de inovação no meio acadêmico. “O Design Thinking ajuda a estruturar ideias com foco nas pessoas. Com essas oficinas, buscamos incentivar os acadêmicos a propor soluções de forma mais estratégica e colaborativa. A avaliação dos professores e estudantes é bastante positiva pois os estudantes conseguem ver com maior clareza sobre as dores dos demandantes e tem mais confiança para testar novas abordagens”, destaca.
Segundo a coordenadora, a Criatec segue comprometida com o desenvolvimento da cultura empreendedora realizando oficinas e formações, com o intuito de fortalecer o ecossistema de inovação da Universidade e da região.
Ao todo, 257 estudantes participaram dessa etapa de oficinas, que integram as atividades da disciplina de Projetos Integradores. Conforme as professoras Brenda da Silva, Cristiane Rips, Eilamaria Libardoni e Juliana Fachinetto, as atividades foram momentos valiosos, pois o Design Thinking é capaz de estimular a criatividade e o pensamento inovador entre os estudantes que encontram-se no primeiro módulo dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição.
De acordo com as docentes, a metodologia contribui significativamente para o desenvolvimento de soluções inovadoras e centradas nas reais necessidades do público-alvo, promovendo aprendizado ativo, colaborativo e com propósito. De acordo com as professoras esta é uma abordagem que permite aos estudantes pensar diferente e propor soluções eficazes e eficientes para os desafios complexos do dia a dia na saúde.


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