.jpeg)
A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, em conjunto com o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), promoveu nesta quarta-feira, 23 de abril, uma atividade voltada ao Dia Mundial do Livro. A ação, chamada de Recreio Literário, teve o objetivo de premiar os estudantes que mais retiraram livros para leitura no ano de 2024, incentivar a poesia e a literatura, bem como ser um momento de descontração em meio às aulas.
Na atividade, foram premiados três estudantes, todos do 7º Ano, que receberam brindes produzidos em parceria com a Literatus Xôk’s e a Assessoria de Marketing da Unijuí. Os premiados foram Leonardo Froner Cavalheiro, com 47 livros retirados em 2024; Lorenzo de Oliveira Cenci, com 34 livros retirados; e Ana Luiza Libardoni Buratti, com 31 livros retirados no ano passado.
Além da premiação, estudantes também declamaram poesias. Houve também um momento musical, com o técnico Davi Roberto Borges de Moraes, que apresentou a música “É preciso saber viver”.
A atividade integrou a programação da Biblioteca Universitária em comemoração ao Dia Mundial do Livro, ao Dia Nacional da Biblioteca e ao Dia Nacional do Livro Infantil. No dia 16 de abril foi realizada uma edição da "Roda Literária", projeto cultural aprovado Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) pelo Município de Ijuí, que foi realizado com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º Anos do Ensino Médio da EFA. O projeto é coordenado pela professora Vera Raddatz, que trabalhou textos de Eliane Brum em uma oficina de leitura e escrita.
Já no dia 22 de abril foi apresentado pela equipe da Biblioteca Universitária o teatro “A sopa de pedra de Pedro Malazarte” para os alunos do 3º, 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental da EFA. No final da apresentação, os estudantes puderam experimentar uma sopa com os ingredientes usados pelo personagem no teatro.
Por ser o ano do centenário de Mario Osorio Marques, a programação também contou com uma exposição de livros de autoria dele para relembrar a produção acadêmica de um dos fundadores da Instituição.
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)


