Jornada do CER III – UNIR debate caminhos e desafios da saúde em tempos de crise - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na última sexta-feira, 8 de maio, foi realizada a Jornada do CER III – UNIR, como parte da programação do 12º Congresso Internacional em Saúde (CISaúde 2025). A abertura do evento contou com uma mesa-redonda sobre o tema “Saúde em Tempos de Crise: desafios e caminhos para o cuidado”, com a participação de convidados ilustres: A Diretora-Geral do Hospital Vida e Saúde e presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos do RS, Esp. Vanderli de Barros, o Secretário Municipal de Saúde de Ijuí, Dr. Marcio Strassburguer, e a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto. A mediação ficou a cargo da supervisora Laís Schwarz Borré.

O Secretário Municipal de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburguer, abriu o debate abordando os desafios enfrentados pelo sistema de saúde na cidade de Ijuí e que também ocorrem em outros municípios do estado. Perante a limitação de recursos financeiros para atender às crescentes demandas do setor. “O sistema de saúde é um sistema que precisa de muita atenção e muito investimento, e o dependente direto desse sistema é a população, né? Então, se a gente não movimentar esse sistema, ele vai se fragilizando e o prejudicado será diretamente a população.” alertou.

Dando sequência ao evento, a Diretora-Geral Vanderli de Barros, abordou a importância do comprometimento dos profissionais de saúde diante do cenário de escassez de recursos. Para ela, é fundamental que esses trabalhadores saibam utilizar de forma eficiente a estrutura e a rede de cuidado disponíveis, sempre colocando o paciente no centro do processo. “Nós precisamos ter profissionais engajados, envolvidos, com esse olhar de ter um aproveitamento da estrutura e de sua rede de cuidado”, afirmou.

Para fechar a mesa redonda, a prefeita de Cruz Alta Paula Librelotto, compartilhou experiências de sua trajetória na gestão pública e como médica infectologista, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Ressaltou a necessidade de se refletir sobre os desafios enfrentados, de promover lideranças com uma comunicação clara e embasada, mostrando transparência nas decisões, além da articulação entre diferentes setores da sociedade, unindo poder público, academia, sociedade civil e comunidade.

A programação seguiu com a palestra “Desmistificando Cuidados Paliativos”, conduzida virtualmente pelo Dr. Daniel Alveno, que compartilhou suas vivências na área, desmistificando conceitos e preconceitos em torno do tema e promovendo uma compreensão mais sensível e humanizada sobre os cuidados paliativos.

Encerrando a tarde de atividades, Daniela Oliveira apresentou a palestra “A Jornada do Paciente: do Agendamento ao Follow-up – como está sendo a experiência”, trazendo reflexões sobre os caminhos percorridos pelos usuários no sistema de saúde e a importância da escuta qualificada em cada etapa do processo.

Ao final do evento, o acadêmico de Fisioterapia Gabriel Aosani, atualmente no 9º semestre do curso, destacou a relevância da participação no congresso. “Participar do Congresso me fez perceber como é importante essa troca de conhecimento e sabedoria. Nos incentiva a desenvolver habilidades essenciais como futuros profissionais da saúde, por exemplo, a empatia! buscar entender o que o paciente está passando, agindo de forma profissional, mas também humana”.

O  12º Congresso Internacional em Saúde, aconteceu entre os dias 7 a 9 de maio, no campus Ijuí. 

Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.