
Na tarde do último sábado, 10 de maio, aconteceu o lançamento do Box Fotógrafos Gaúchos, obra do professor doutor Ivo dos Santos Canabarro. A publicação reúne dois livros: Família Beck: uma arqueologia fotográfica e Eduardo Jaunsem: uma arqueologia fotográfica, que resgatam o legado de dois importantes fotógrafos imigrantes que atuaram no Rio Grande do Sul entre o final do século 19 e meados do século 20.
O evento ocorreu na livraria e cafeteria Literatus Xôk 's, e foi um verdadeiro sucesso de público, contando com a presença de cerca de 40 pessoas. Durante o encontro o autor compartilhou seus sentimentos, agradeceu o apoio recebido e distribuiu autógrafos com carinho.
Resultados de uma pesquisa realizada no Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), os livros propõem uma verdadeira imersão no universo da arqueologia fotográfica, trazendo à tona imagens históricas, equipamentos, contextos sociais e o cotidiano desses profissionais da imagem. O projeto recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
O autor compartilhou com o público presente no evento que ele já havia pensado no desenvolvimento da obra há muitos anos, quando trabalhava nos arquivos de imagem e som do MADP. Sobre seus sentimentos em relação a essa pesquisa, declarou: “Eu tenho um carinho muito grande por essas duas coleções que eu trabalho, porque consegui entrevistar seu Alfredo Beck, consegui ir na casa dele, coletar material, e eu e Graciela fomos entrevistar Eduardo Jaunsem” (Graciela era sua colega de trabalho no MADP).
Os fotógrafos abordados no livro, ambos imigrantes, já exerciam a atividade em seus países de origem ainda no século 19, e trouxeram para o noroeste gaúcho o conhecimento e a experiência adquirida no cotidiano europeu. Foi assim que muito contribuíram com o registro da história e do desenvolvimento da região.
O primeiro volume desenvolve a história não somente de um fotógrafo, mas da sua família: a família Beck, que teve como precursor Carlos Germano Beck. Ele iniciou sua trajetória fotográfica na Alemanha, onde conciliava o trabalho em uma indústria com a prática da fotografia durante os finais de semana. Suas fotografias não apenas registraram o cotidiano de uma nova realidade, mas também contribuíram para preservar fragmentos da história e da memória de uma comunidade em construção.
O segundo volume narra a história do fotógrafo Eduardo Jaunsem, trajetória de um artista que, desde a infância, cultivava uma profunda paixão pela arte. Nascido na Letônia, cresceu em meio às belezas naturais do mar Báltico, que influenciaram fortemente seu olhar artístico. Ao imigrar para o Brasil estabeleceu-se no interior do Rio Grande do Sul, onde conciliou a vida de colono com a prática fotográfica, especialmente na região de Ijuí.
No total foram produzidos 300 boxes em parceria com a Editora Unijuí, que estão sendo distribuídos gratuitamente para escolas, instituições culturais e pesquisadores.
Você pode encontrar outras obras no site da Editora Unijuí no endereço eletrônico https://www.editoraunijui.com.br/
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
.jpeg)
.jpeg)
