
Na última sexta-feira, 16 de maio, estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí realizaram uma visita técnica a Porto Alegre. Durante a viagem, o grupo conheceu importantes veículos de comunicação do estado, como a RBS TV, a redação integrada da GZH e as demais rádios do Grupo RBS.
A programação incluiu ainda, uma visita ao Instituto Caldeira, um hub de inovação que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e o poder público. Dentro do instituto, visitaram o espaço da Agência Paim Creators. Além disso, os estudantes prestigiaram a Bienal do Mercosul, com exposições no Farol Santander e na Casa de Cultura Mario Quintana.
Ao todo, participaram da viagem 45 pessoas, incluindo dois estudantes do terceiro ano do ensino médio da EFA, que estão realizando o estágio nos cursos e possuem interesse em seguir carreira nas áreas de Jornalismo e Publicidade. Os estudantes foram acompanhados pela coordenadora do curso Nilse Maldaner e a analista de comunicação da Usina de Ideias, Érica Rebés.
A primeira parada ao chegar em Porto Alegre foi no Instituto Caldeira, onde os estudantes foram recebidos pela colaboradora Amanda Lourensen, que guiou o grupo por um tour pelas instalações e explicou sobre a origem do instituto, bem como as oportunidades e programas que são ofertados pelas startups para os jovens interessados em crescer profissionalmente. Ainda no instituto, visitaram o espaço e ouviram um pouco sobre os processos de trabalho da Agência Paim Creators, que é responsável por campanhas de marcas como Renner, Youcom e Downy.
Logo após, seguiram para o prédio da RBS TV para conhecer a redação e os estúdios onde são produzidos os programas da emissora, como o Jornal do Almoço e o Globo Esporte. A visita foi conduzida pela profissional Rosângela Angrizani que explicou sobre o funcionamento das gravações, redação e suas dinâmicas de produção. Nos estúdios, a visita continuou com a presença do jornalista Maurício Gasparetto, que conversou com os estudantes e tirou dúvidas sobre a área jornalística.
No período da tarde, a viagem seguiu para o prédio da Gaúcha e Zero Hora, com a recepção dos jornalistas Humberto Trezzi e Rodrigo Müzell, que conduziram o grupo para uma conversa sobre suas trajetórias na área, sobre a lógica da produção de notícias e de negócios do aplicativo GZH e, em especial, sobre o jornalismo investigativo. Eles também guiaram os estudantes para um tour pelas ilhas de redação e estúdios das rádios do grupo, explicando o processo de produção dos programas e das notícias.
A coordenadora Nilse Maldaner aponta que a viagem de estudos, “teve como propósito que os estudantes conhecessem diferentes espaços de trabalho nas áreas do jornalismo e da publicidade, colocando-os em contato com profissionais, possibilitando interações e trocas de conhecimento. Além disso, possibilitamos aos estudantes a oportunidade de ampliar seus repertórios e horizontes ao visitarem um importante hub de inovação, como é o Instituto Caldeira, e ainda, espaços de arte e cultura, como a Casa Mário Quintana e exposições da Bienal do Mercosul".
A estudante do primeiro semestre de Publicidade, Laissa Heisler, destacou o impacto da experiência na sua formação: “A experiência foi maravilhosa, amei saber as histórias de como funciona cada lugar, foi tudo muito legal! E isso vai ajudar muito na minha trajetória de graduação, pois eu obtive mais conhecimentos com as visitas. E o que eu mais gostei com certeza foram os bastidores da RBS, saber como tudo funciona sem ser na frente da televisão e, sim, pessoalmente é muito mágico!” destacou.
Já para Adiel Schwab, estudante do 4º semestre de Jornalismo, a visita teve um significado ainda mais pessoal: “Foi uma viagem incrível! Para mim, o momento mais marcante foi a visita à RBS. Essa experiência representou, antes de tudo, a realização de um sonho: conhecer de perto o grupo de emissoras pelo qual sou apaixonado. Foi uma oportunidade valiosa de explorar e navegar pela redação, pelos bastidores e de estar frente a frente com profissionais que admiro e que são referência para mim no jornalismo.” concluiu.
A visita técnica foi uma oportunidade única para os estudantes se aproximarem da realidade do mercado e aprenderem na prática, tudo aquilo que é visto em sala de aula. Entre redações, estúdios e agências, o grupo viveu um dia intenso de trocas, aprendizados e inspirações. Mais do que conhecer estruturas e processos, a viagem também despertou novas ideias, conexões e caminhos possíveis para o futuro profissional de cada um.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.


.jpeg)
