.jpeg)
Com a proposta de fortalecer o empreendedorismo inovador, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, promoveu uma visita técnica ao ecossistema de inovação de Florianópolis e Itajaí na última semana. O ecossistema é reconhecido nacionalmente como um dos principais pólos de tecnologia e startups do Brasil.
A atividade reuniu gestores de incubadoras da região Noroeste e Missões, empreendedores da Criatec, bolsistas e professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, além de estudantes dos cursos de Graduação em Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia Química, gestores de Hub de Inovação e estudantes e professores do Senac. Todos puderam conhecer de perto boas práticas, estruturas de apoio e cases de sucesso da capital catarinense.
Durante a programação, o grupo visitou instituições de referência como o Sapiens Parque, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o Centro de Inovação Acate Primavera, Incubadora Midtec, Impact Hub, Incubadora Celta e Bridge Aceleradora. Nesses locais eles tiveram contato com startups em diferentes estágios de desenvolvimento. Um destaque importante da visita foi a participação na palestra com Moacir Marafon, um dos fundadores de uma das maiores empresas de tecnologia da América Latina, a Softplan.
Em Itajaí, a agenda foi na Univali, onde a comitiva conheceu as ações da Diretoria de Inovação, o projeto Salas Parceiras e o laboratório IoTec Lab, que é um laboratório multiusuário moderno equipado com tecnologias avançadas, que possui projetos em parceria com empresas como a WEG e a central de laboratóiro analiticos Clean. A agenda teve como foco principal o intercâmbio de experiências e o mapeamento de oportunidades que possam ser adaptadas e aplicadas no contexto regional da Criatec.
Conforme a coordenadora da Criatec, Maria Odete Garcia Palharini, a visita contribui para a ampliação da visão estratégica dos empreendedores e demais integrantes da comitiva. “Santa Catarina é um exemplo claro de como um ecossistema bem estruturado pode impulsionar o desenvolvimento econômico por meio da inovação. Para nós, foi uma oportunidade de aprendizado e conexão com atores que compartilham experiências e aprendizados de um ecossistema bem sucedido.”
A missão técnica também buscou estreitar laços com entidades catarinenses para possíveis parcerias e cooperação interinstitucional. Ao final da visita, os participantes relataram a experiência como inspiradora e enriquecedora, destacando o potencial de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas suas jornadas empreendedoras.
A Criatec reafirma seu compromisso com a formação de uma ampla rede de contatos para apoiar a jornada dos empreendedores e parceiros buscando estar conectados às tendências do setor, consolidando seu papel como agente de desenvolvimento e inovação da região noroeste missões.


