Celebração do Dia Mundial da África na Unijuí destaca conexões entre Brasil e continente africano - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na próxima quinta-feira, 12 de junho, às 19h, a Unijuí promove a quinta edição do evento em comemoração ao Dia Mundial da África, com o tema “Amefricanidade: conexões África - Brasil”. A atividade será realizada na sala 242 A, no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, e é organizada pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI), em parceria com os cursos de Letras, Gastronomia e Nutrição da Unijuí.

O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de saberes culturais entre estudantes estrangeiros e a comunidade acadêmica, fortalecendo o diálogo e a valorização da diversidade. A programação propõe reflexões sobre os vínculos históricos, culturais e sociais entre o Brasil e os países africanos, a partir da perspectiva da amefricanidade, conceito que destaca a integração e as resistências das culturas afrodescendentes nas Américas.

O Dia da África é comemorado mundialmente em 25 de maio, data que marca a criação da Organização de Unidade Africana (OUA), em 1963, na Etiópia, com o propósito de promover a libertação, a união e o desenvolvimento do continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data como o Dia da Libertação da África. Embora a OUA tenha sido substituída pela União Africana em 2002, as celebrações continuam sendo realizadas em diversos países como forma de reconhecimento da luta e da contribuição dos povos africanos para a história mundial.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.