
Estratégica para o desenvolvimento do País, a área de Engenharia vem sofrendo com déficit de profissionais para atuação. Conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), de 2023, estima-se que o Brasil precise de mais 75 mil engenheiros para atender à demanda atual do mercado. A falta dos profissionais impacta setores estratégicos como infraestrutura, tecnologia e energia, além disso, afeta no crescimento do país e nas inovações em diversos setores, pois foi por meio da ciência e tecnologia que nações desenvolvidas criaram as condições econômicas que têm hoje.
É com foco na inovação e formação a partir de uma estrutura completa e robusta que a Unijuí, por meio dos seus cursos de Engenharia, busca incentivar a formação de novos engenheiros e fomentar o crescimento de profissionais da área para atender a demanda deficitária, em especial na região, que possui dois dos pólos metalmecânicos mais importantes do Rio Grande do Sul: Panambi e Santa Rosa.
Hoje, a Universidade conta com a formação de estudantes nos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Produção, Química, Civil e Software, atendendo, assim, boa parte da demanda de mão de obra buscada pelas empresas e indústrias locais. De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Unijuí (campi de Santa Rosa e Panambi), professor Francisco Kraemer, a existência dessas formações contribui para o contínuo crescimento da área nas regiões.
“A evolução da área de Engenharia e o crescimento empresarial exige a formação de profissionais altamente qualificados. Notamos que, por essa razão, há diversas oportunidades de emprego, seja para estagiários ou vagas efetivas, aqui na nossa região. Temos parcerias estratégicas que possibilitam um maior acesso por parte dos estudantes desde o início da formação e uma aproximação da prática real buscada pelo mercado, então o desenvolvimento dos cursos caminha junto com o desenvolvimento regional para termos profissionais qualificados nessas áreas”, destaca o professor.
No curso de Engenharia Elétrica, ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, a inovação é também a prioridade, uma vez que a formação tem o foco em preparar os estudantes para enfrentar os desafios do cenário atual. Conforme o coordenador do curso, o professor Luís Fernando Sauthier, os estudantes desenvolvem expertise em áreas de ponta, que proporcionam oportunidades em empresas de diversos segmentos.
“Um diferencial importante é o uso de tecnologia avançada, como o laboratório de Smart Grids (Cidades Inteligentes), que é um sistema de simulação em tempo real de última geração conhecido em todo o Rio Grande do Sul. Além disso, a Instituição tem parcerias com importantes empresas da região, possibilitando a participação em projetos práticos, como a montagem de veículos elétricos além de colaborações com prefeituras e projetos de pesquisa com companhias como CEEE/Equatorial, Cooperluz, Balmer, promovendo a integração entre teoria e prática real”, ressalta o professor.
Rápida inserção no mercado de trabalho
Conforme explica o professor Francisco Kraemer, a formação nos cursos ofertados pela Unijuí proporciona um leque de opções para escolha de atuação, seja para o desenvolvimento de produtos, máquinas e equipamentos, ou na parte de gestão, sempre com foco na inovação.
“Estamos sempre atualizando a formação dos profissionais e discutindo os currículos com as empresas, para entender as necessidades da indústria para o desenvolvimento regional. Além disso, aproximamos as indústrias e quem empreende dos estudantes para apresentar os caminhos que a área vem tomando e aquilo que é necessário realizar nas nossas áreas”, ressalta.
De acordo com o docente, os cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção são excepcionais e possibilitam oportunidades variadas desde o 1º e 2º semestre. “Desde o início da formação as portas estão abertas na indústria para quem busca fazer estágios extracurriculares e, até mesmo, em vagas efetivas. A maioria dos nossos estudantes estão trabalhando, inseridos no mercado e se formando como profissionais da área com conhecimentos práticos adquiridos durante o curso”, ressalta.
O mesmo acontece com a Engenharia de Software, que é uma área que está em plena expansão no mercado de trabalho. Engenheiros que atuam nesta área têm excelentes oportunidades no mercado e são bastante requisitados por grandes empresas ao redor do mundo. Atualmente, o curso conta com uma aproximação dos acadêmicos com grandes empresas, como Amazon e o Google, que permite que eles se coloquem no mercado desde a graduação.

Oportunidades em diversos nichos
Estar em uma das áreas da Engenharia garante ao estudante e ao profissional formado um leque de oportunidades, que vão desde o trabalho prático, teórico, até mesmo à pesquisa, que proporcionam crescimento profissional e pessoal. A egressa do curso de Engenharia Civil da Universidade, Jamile Storch, é um exemplo disso. Ela ingressou neste ano no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) e conta com uma carreira sólida, construída ao longo da sua formação.
Segundo a mestranda, ser formada em Engenharia Civil é uma conquista que abre portas para um mercado de trabalho dinâmico, diversificado e em constante evolução. “A Engenharia Civil não oferece apenas estabilidade e boas remunerações, mas, também, um amplo leque de setores para atuar, tanto empresas de construção, escritórios de engenharia, órgãos governamentais, e até mesmo empreender”, destaca.
Jamile conta que a formação contribuiu para que ela pudesse abrir o seu próprio negócio e ingressasse no ramo da educação. “Tenho a oportunidade de atuar com meu escritório de Engenharia e Regularização, chamado Guia, e ministrar disciplinas junto ao curso Técnico de Edificações do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, fator que me incentivou a buscar o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, pois pretendo seguir na área acadêmica e buscar ser professora universitária, bem como conseguir contribuir para um mundo mais sustentável e melhor para todos”, conclui.

Cursos com estruturas robustas
Os cursos de Engenharia da Unijuí contam com estruturas capazes de preparar cada um dos estudantes ao que atende o mercado de trabalho. Há laboratórios que possibilitam a formação completa, a partir de equipamentos que também são utilizados nas empresas. Somente o curso de Engenharia Civil conta com laboratórios de Química, Física, Informática, Topografia, Geotecnia, Pavimentação, Concreto, Cerâmica e Resistência dos Materiais.
Já os cursos de Engenharia Mecânica e Produção contam com laboratórios de Ensaios de Materiais, Metrologia e Instrumentação, Projetos, Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Ciências Térmicas e Informática, além de diversos núcleos de inovação; enquanto que o curso de Engenharia de Software possui laboratórios de Hardware; Sistemas Operacionais; Linguagem de Programação; Redes de Computadores; Simulação Digital; Eletrônica Digital; Eletrônica Digital; Computação Pervasiva; e Laboratório de Robótica Aplicada, que possibilitam a experiência prática profissional.
Na Engenharia Química, o estudante tem acesso a laboratórios de ensino como os de Química Geral; Química Analítica, Físico Química e Inorgânica; Química Orgânica e Bioquímica; Pesquisa em Química; Simulação Digital; Informática; Eletrotécnica e Engenharia Química, que aproximam o estudante da atuação.
Ficou interessado? Os cursos de Engenharia da Unijuí estão com inscrições abertas no Vestibular de Inverno até o dia 25 de julho. Há vagas nos cursos em Santa Rosa, Panambi e Ijuí e os candidatos podem ingressar por meio da nota da redação do Enem, válida para edições realizadas entre 2010 e 2024, ou aproveitamento da nota de redações de vestibulares anteriores da Unijuí, aplicados entre 2010 e 2025. Outra opção é realizar a Prova Online, que consiste na produção de uma redação em ambiente virtual, acessível ao estudante logo após a inscrição.
Os editais estão disponíveis no site unijui.edu.br/vestibular. Além dessas opções, também é possível ingressar por meio do Extravestibular, voltado para candidatos interessados em reingresso, transferência ou segunda graduação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0200 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

