
A Unijuí, por meio da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, está participando ativamente da implantação do SUS Digital nos municípios vinculados à 9ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). A iniciativa ocorre em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), instituição responsável pelo projeto na macrorregião Missioneira, que abrange também as 12ª e 14ª CRS. O projeto integra a segunda etapa da implantação do SUS Digital, uma estratégia do Ministério da Saúde que visa a modernizar o atendimento em todo o território nacional por meio da transformação tecnológica e inclusão digital.
Para viabilizar essa transformação nos municípios da macrorregião Missioneira, a Fumssar firmou um contrato com a Unijuí com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde dos municípios para a utilização eficaz das ferramentas do SUS Digital. As ações incluem treinamentos sobre o uso do sistema e-Sus AB, o Prontuário Eletrônico do Cidadão, a implementação de teleconsultas, a utilização do WhatsApp como canal de comunicação em saúde e orientações sobre segurança da informação, com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por ser uma instituição de ensino qualificada e com experiência em projetos de desenvolvimento regional e inovação em saúde, a Unijuí atende aos requisitos para ministrar formações alinhadas às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
As capacitações estão sendo conduzidas por uma equipe técnica formada pelas profissionais de saúde Cledir Tânia França Garcia, doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Unijuí; Alice do Amarante Mendonça, mestranda em Atenção Integral em Saúde e Tamires Wielens, além do administrador Vanderlei Edson Schneider, com formação em Sistemas de Informação. Ao todo, estão previstos 56 treinamentos presenciais, destinados a profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos municípios.
A coordenadora da equipe técnica, Cledir Tânia França Garcia, destaca a importância da formação para garantir a efetividade do processo: “Estamos trabalhando diretamente com os profissionais que estão na linha de frente do atendimento. A implantação do SUS Digital exige conhecimento e segurança na utilização das ferramentas. Nosso papel é garantir que cada profissional compreenda o impacto dessa transformação na rotina de trabalho e, principalmente, na qualidade do cuidado prestado à população.”
Segundo Vanderlei Edson Schneider, a iniciativa busca modernizar o sistema de saúde brasileiro por meio da tecnologia: "A implementação do SUS Digital em todo o território nacional é uma iniciativa estratégica do Ministério da Saúde. Nosso foco é garantir a integração de dados e ampliar o acesso à teleconsulta, promovendo mais agilidade e eficiência no atendimento à população."
O SUS Digital busca democratizar o acesso aos serviços de saúde por meio de plataformas digitais acessíveis à população brasileira. A iniciativa promove a continuidade do cuidado, aliando tecnologia de ponta, informações em tempo real e um atendimento mais humanizado. Entre os recursos oferecidos está o aplicativo “Meu SUS Digital”, que permite ao cidadão acessar, a partir de qualquer dispositivo móvel, suas informações de saúde e o histórico de atendimentos realizados em unidades públicas de todo o Brasil.
Com essa prestação de serviços, a Unijuí reforça seu compromisso com a inovação e a qualificação do sistema público de saúde, contribuindo para uma gestão mais eficiente, moderna e integrada, voltada à melhoria contínua da qualidade do atendimento prestado à população. As atividades de capacitação conduzidas pela equipe técnica da Universidade tiveram início no dia 5 de junho e seguirão até 15 de julho.


.jpeg)
