Atividade também marcou os 40 anos da Editora Unijuí e o centenário de Mario Osorio Marques
Quatro décadas de compromisso com a educação, com a pesquisa, com o desenvolvimento regional. Com essa premissa, a Unijuí celebrou nesta terça-feira, 1º de julho, em evento realizado na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, os 40 anos do reconhecimento como Universidade. O momento também teve o objetivo de comemorar os 40 anos da Editora Unijuí e o centenário de Mario Osorio Marques.
As homenagens iniciaram com o pronunciamento da ex-reitora da Unijuí, a professora Eronita Silva Barcelos, que compartilhou com o público presente um pouco da convivência com o professor Mario Osorio, um dos educadores mais importantes na construção da Fidene e da Unijuí, o qual deixou um legado que inspira a todos até hoje.
A professora destacou a importância e a figura de Mario Osorio, relembrando momentos únicos, a sua relação com estudantes, com as pessoas da comunidade, bem como sua memória. Durante a sua fala, trouxe um poema referente a uma conversa com o professor, que recebeu o nome de “Um ser encantado que colocou a boca no mundo". “Seu nome e seu legado tornaram-se tão grandes, e acabou, generosamente, sendo socializados, não cabendo no silêncio e no esquecimento”, salientou.
Em seguida, a reitoria da Unijuí, a partir do reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, juntamente dos familiares do professor Mario Osorio, fizeram o descerramento de uma placa comemorativa, que se torna um marco que vai perpetuar a memória do educador e fundador. A família também recebeu uma homenagem da Universidade.
Filho do professor Mario Osorio Marques, André Marques fez seu pronunciamento, onde observou a importância do pai para a constituição da educação superior em Ijuí e toda a região. “Com emoção e gratidão, em nome de toda a família, me coloco aqui para celebrar o nascimento do pai e reconhecer o legado que ele nos deixou, de que o conhecimento não era um privilégio de alguns, mas coletivo, e também a importância dessa Universidade a toda sociedade”, relatou.
Após a homenagem a Mario Osorio, foi a vez da Editora Unijuí ser lembrada. O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, ressaltou o momento como um importante marco, que se entrelaça com a história da Universidade e do centenário de Mario Osorio. De acordo com dados apresentados por ele, a editora conta com 23 coleções publicadas em diversas áreas do conhecimento, além de outros 450 títulos em estoque presencial e digital.
“Muito me alegra essa história, pois conseguimos armazenar muita coisa que merece ser preservada. Que possamos reconhecer a trajetória de cada pesquisador. Sei da responsabilidade e tentamos proporcionar melhorias e modificações para que essas memórias sejam eternizadas. Parabéns a toda a equipe e todos que passaram pela Editora nesses 40 anos”, disse o vice-reitor.
Em seu relato, o vice-reitor também lembrou histórias pessoais do envolvimento de várias pessoas para a criação e o legado da Unijuí. “Deixo meu agradecimento a todas as pessoas, professores, técnicos que trabalharam para que fosse reconhecida. Temos como trabalhar e continuar transformando a sociedade.”
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, ressaltou a data especial e a importância de se comemorar momentos marcantes como estes. “Estamos aqui para evidenciar fatos e atos que merecem ser comemorados, em especial as pessoas que fizeram eles acontecerem, os dirigentes que também fizeram com o mesmo carinho e só por isso podemos comemorar esses 40 anos”, comentou.
Após a fala, a atual reitoria fez uma homenagem a cada uma das gestões que marcaram e fizeram história nesses 40 anos de reconhecimento como Universidade.
Primeiro reitor da Unijuí, o professor Adelar Francisco Baggio compartilhar suas lembranças e reflexões sobre o projeto coletivo do qual fez parte desde os seus primeiros passos como universidade. “As comemorações têm significado. O reconhecimento foi a consolidação e um merecimento histórico e representa aquilo que sempre falamos na década de 1980, que este marco seria o principal passaporte da região para o novo século. Agora temos que pensar e seguir adiante com muitas e muitas grandes metas”, completou.
Por fim, o professor Baggio entregou, de forma simbólica, uma homenagem à atual gestão da Unijuí, composta pelo reitor Dieter, a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, e o vice-reitor de Administração, professor Edson Padoin.