Três grandes marcos são celebrados pela Unijuí com colaboradores - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Os 40 anos de reconhecimento da Unijuí como Universidade, os 40 anos da Editora Unijuí e o centenário de nascimento de Mario Osorio Marques foram novamente celebrados nesta quarta-feira, 2 de julho. A solenidade especial contou com a presença de professores, técnicos-administrativos e de apoio, e aconteceu no Salão de Atos, conduzida pelo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, com a participação de dois anfitriões: Théo e Eva, personagens criados por Inteligência Artificial (IA).

“Este é um momento histórico, em que três datas simbólicas se encontram. Não se trata apenas de celebrar o passado, mas de projetar os próximos 40, 50, 70 anos da nossa Universidade”, destacou o reitor. Em sua fala, ele reforçou que os atuais colaboradores são os responsáveis por conduzir a Fidene e suas mantidas rumo a novas décadas de conquistas e transformações.

Após a apresentação do Coral Unijuí, o evento foi apresentado por Théo e Eva, a partir de um roteiro construído com base nos valores que guiam a Universidade: ética, comprometimento, valorização das pessoas, profissionalismo, responsabilidade social e qualidade. Esses princípios nortearam os relatos de colaboradores convidados a compartilhar suas histórias, entrelaçadas à construção da Universidade.

O professor Argemiro Luís Brum, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), abriu os relatos com uma memória especial: nasceu no mesmo dia e quase na mesma hora em que foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), em 1956, onde seu pai, Argemiro Jacob Brum, teve papel fundamental. Argemiro Luís também iniciou sua trajetória profissional na Unijuí, como office boy, e escolheu permanecer na instituição mesmo diante da possibilidade de estudar em Porto Alegre. “Sabia que aqui teria mais condições de avançar na vida e no mundo. E assim eu fiz”, relatou.

A professora Taciana Paula Enderle, hoje coordenadora do Campus Santa Rosa, compartilhou sua trajetória iniciada como estudante de Engenharia Elétrica, aos 17 anos. A graduação também foi a porta de entrada na Universidade para o professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí, que também explorou aspectos de um valor importante: a ética.

Cristian Rafael Grade de Paula, designer gráfico do Setor de Educação a Distância, relatou sua trajetória de superação como pessoa surda, destacando as oportunidades de crescimento oferecidas pela Universidade, onde também se graduou em Design. Na mesma linha, Suzana Strapasson, colaboradora da Central de Atendimento ao Estudante (CAE), contou como a Unijuí possibilitou seu retorno ao mercado de trabalho após um período afastada para cuidar do filho. Hoje, além de atuar na instituição, ela realiza o sonho da graduação em Fonoaudiologia.

Encerrando os depoimentos, Eder Schuinsekel, o funcionário mais antigo da instituição, com mais de 45 anos de serviços prestados, compartilhou momentos marcantes da sua caminhada. Ingressou como office boy e passou por diversos setores e funções até chegar ao Setor de Prospecção, sempre em busca de crescimento profissional e acadêmico.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.