Laboratório de Análise de Sementes da Unijuí desempenha papel fundamental na comunidade regional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Responsável por conduzir avaliações abrangentes da qualidade fisiológica e física de sementes das mais variadas espécies, e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Laboratório de Análise de Sementes da Unijuí é um dos mais importantes da área no Rio Grande do Sul. Somente no ano passado, o laboratório foi responsável por mais de 3,5 mil análises de sementes, um aumento de 66% em relação a 2023. 

O Laboratório de Sementes fornece um grande apoio à comunidade, pois permite, com baixo custo, analisar amostras para financiamentos bancários e seguros agrícolas. O local é responsável por emitir boletins de análise, conferindo aos produtores de sementes confiança na qualidade de seus produtos durante transações comerciais. São feitas análises fundamentais para determinar e avaliar características como pureza, tetrazólio, germinação, vigor e peso de mil sementes.

De acordo com o responsável técnico pelo Laboratório de Análise de Sementes, Diovane Antonow, as informações são essenciais para os agricultores, pois determinam a qualidade das sementes, ajudando a escolher as melhores para o plantio e favorecendo uma colheita produtiva. Os laboratórios também auxiliam na realização de aulas práticas, pesquisas acadêmicas e estágios. 

Segundo Diovane, o Laboratório também é fundamental para os estudantes em sua formação, não apenas na questão do ensino, mas também no apoio à pesquisa acadêmica. No local, estudantes do curso de Agronomia atuam como estagiários, onde recebem treinamento e supervisão prática, o que contribui para a formação profissional e a condução de pesquisas que resultam em trabalhos de conclusão de cursos e artigos científicos na área de sementes.

Uma das metas para este ano é a ampliação no número de análises e atendimentos. “Queremos expandir em 15% o número de amostras analisadas, fortalecendo ainda mais nossa posição como referência regional em análise de sementes”, destaca Diovane. 

Para ter acesso ao atendimento, é possível levar amostras diretamente à Central de Recebimento de Amostras, que fica localizada na sala 1 do prédio 45 do campus da Unijuí, em Ijuí. É possível, também, contatar pelo e-mail cra@unijui.edu.br ou WhatsApp (55) 3332.0627,  onde há possibilidade de tirar dúvidas e obter informações sobre quantidade de amostras, valores, localização, orçamentos e tipos de análises.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.