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Durante o primeiro semestre deste ano, estudantes da Unijuí campus Santa Rosa fizeram a diferença na vida de jovens atendidos pela Associação Beneficente São Francisco de Assis (Abefra), por meio do Programa Somar da Fecomércio-RS. Projetos Integradores de diferentes cursos realizaram atividades que promoveram impacto social a partir de diversos vieses: “Educação e Cidadania” e “Psicologia e Saúde”, dos cursos de Educação Física e Psicologia; “Projetos em Engenharia”, dos cursos de Engenharia; “A Computação e a Resolução de Problemas” de Ciência da Computação e “Ser Biológico e Social” de Biomedicina, Fisioterapia e Farmácia.
As atividades desenvolvidas nos Projetos Integradores aconteceram através da parceria entre a Unijuí e o Programa Somar, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, que tem como objetivo transformar realidades locais por meio do envolvimento de instituições de ensino e organizações da sociedade civil. A proposta envolveu alunos e professores que se dedicaram a compreender e propor soluções para os desafios enfrentados pela entidade. A Abefra atende cerca de 100 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento, oficinas e acompanhamento às famílias no contraturno escolar.
Projetos em Engenharia
Sob coordenação dos professores Giuliano Crauss Daronco e Odmartan Ribas Maciel, alunos do terceiro semestre dos cursos de Engenharia fizeram visitas à Abefra para entender, de perto, a realidade da instituição. A proposta era identificar os problemas estruturais e propor soluções de engenharia que fossem viáveis e úteis. A partir do contato direto com a equipe da Abefra e da observação do espaço, os estudantes desenvolveram propostas de melhorias, exercitando não só o conhecimento técnico, mas também a empatia e o trabalho em equipe.
Educação e Cidadania e Psicologia e Saúde
Os projetos “Educação e Cidadania” e “Psicologia e Saúde”, dos cursos de Educação Física e Psicologia, tiveram o objetivo de refletir sobre os impactos do sofrimento psíquico e da vulnerabilidade social em crianças e adolescentes, abordando temas como uso de drogas e violência, e construir estratégias de prevenção e promoção do bem-estar. Entre as ações, foram realizadas oficinas de arteterapia, que abriram espaço para fala e escuta qualificada, e atividades físicas colaborativas, pensadas para incentivar a convivência, o respeito e o fortalecimento de vínculos, utilizando o esporte como inclusão. Orientados pelas professoras Fabiana Ritter Antunes e Simoni Antunes Fernandes, os projetos também evidenciaram como a união de diferentes áreas pode enriquecer ainda mais a formação acadêmica e pessoal. Para os estudantes, trabalhar em equipe com colegas de outro curso foi um desafio transformado em aprendizado, mostrando que saber dialogar, ouvir e acolher diferentes pontos de vista faz toda a diferença. Essa vivência não só fortaleceu a atuação conjunta diante das vulnerabilidades enfrentadas pelos jovens da Abefra, mas também permitiu que cada acadêmico ampliasse seu olhar para além da própria área de formação, aprendendo, na prática, que diferentes saberes podem caminhar juntos na construção de um futuro mais acolhedor. Como ponto alto dos projetos, no dia 26 de junho, aconteceu, no campus Santa Rosa, a Feira de Educação, Cidadania e Saúde, onde os jovens da Abefra participaram de um circuito de atividades pensadas para diferentes faixas etárias, sempre com o objetivo de acolher, promover saúde e falar sobre educação.
A Computação e a Resolução de Problemas
O Projeto Integrador do curso de Ciência da Computação, coordenado pelo professor Marcos Sulzbach Morgenstern, teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema web para controle de estoque e monitoramento das datas de validade dos alimentos doados à Abefra. A iniciativa envolveu todas as etapas essenciais de um projeto de software, desde a análise e mapeamento das necessidades da entidade até o desenvolvimento, testes, validação e documentação do sistema, além do treinamento da equipe da Abefra para garantir sua correta utilização. Este projeto tem um forte impacto social, ao contribuir significativamente para a melhoria da gestão dos alimentos doados, reduzindo o desperdício e garantindo o melhor aproveitamento dos recursos voltados às crianças e adolescentes atendidos pela associação. Além disso, proporcionou aos alunos uma valiosa experiência prática, incentivando o pensamento crítico, a resolução de problemas reais e a preparação para os desafios do mercado de trabalho.
Ser Biológico e Social
O Projeto Integrador "Ser Biológico e Social", desenvolvido pelos cursos de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia da Unijuí campus Santa Rosa, sob orientação da Prof. Bruna Xavier Vieira, também teve atuação significativa junto à Abefra. Com o objetivo central de promover a saúde e prevenir doenças entre crianças e adolescentes atendidos pela instituição, o projeto realizou uma série de ações educativas abordando temas como vacinação, primeiros socorros, alimentação saudável, higiene bucal, yoga e atividade física, puberdade, corpo humano, dengue e cuidados com a água. As atividades foram conduzidas de forma lúdica e interativa, por meio de oficinas práticas, brincadeiras e rodas de conversa, proporcionando um ambiente de aprendizado acessível e engajador. Essa iniciativa não apenas favoreceu a assimilação de conhecimentos importantes para o autocuidado, mas também possibilitou aos acadêmicos a vivência prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula, fortalecendo o compromisso social e o vínculo da universidade com a comunidade local.
A Coordenadora da Abefra, Patricia Schorr, ressaltou a importância e o impacto que os projetos tiveram para a entidade e para os jovens. “Para nós, enquanto entidade, os Projetos Integradores da universidade tiveram uma importância imensa. Eles proporcionaram uma oportunidade única tanto para a entidade quanto para os alunos de participarem de diversas atividades diferenciadas, que realmente agregaram valor ao aprendizado e ao desenvolvimento de todos envolvidos. Essas experiências enriqueceram o conhecimento, estimularam a criatividade e fortaleceram vínculos, contribuindo de forma significativa para o crescimento pessoal e profissional de cada um.”
Essa parceria mostra que o compromisso com o desenvolvimento social precisa ser compartilhado. A atuação conjunta de alunos, professores e comunidade reforça que todos têm um papel na construção de uma sociedade mais inclusiva, solidária e consciente.
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