.jpeg)
Parte da Política Linguística da Unijuí, foi lançado, nesta quinta-feira, 17 de julho, o projeto Línguas no Campus (LinC). Esta é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, em parceria com o curso de Letras: Português e Inglês, Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o Laboratório de Ensino de Línguas Estrangeiras (Lelu). A proposta do projeto é de ser uma resposta ao crescente processo de internacionalização da Universidade.
O objetivo do LinC é proporcionar a estudantes de pós-graduação stricto sensu, bolsistas da Unijuí, funcionários e comunidade em geral, o ensino acessível de diversas línguas que fazem parte da comunidade acadêmica. O primeiro curso lançado é o Inglês no Campus, que está com inscrições abertas.
Conforme o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, o Línguas no Campus foi pensado nos últimos meses com a ideia de fortalecer os demais idiomas falados e utilizados na Universidade. “Se queremos avançar nas línguas, precisamos da internacionalização. E para isso, precisamos conseguir nos comunicar com as pessoas e com aquelas que estão além das nossas fronteiras”, destaca.
Coordenadora Pedagógica do LinC, a professora Fabiana Diniz Kurtz ressalta que o que será ofertado foi pensado com base na proposta institucional do ensino de línguas. Segundo ela, a ideia não é só ensinar uma língua, mas fortalecer o ecossistema de linguagens estrangeiras da instituição. Isso passa, também, pela cultura, proficiência, e por um olhar com carinho para a pós-graduação, para bolsistas, comunidade externa e interna.
“A ideia é para divulgar que esse projeto busca não apenas ensinar escrita e fala de uma língua. Mais do que isso, sobre um processo linguístico-discursivo capaz de empoderar as pessoas”, comenta.
A professora do curso de Inglês dentro do projeto será Vanessa Vieira Mombach. Durante o evento de lançamento, ela apresentou como será feita a abordagem dos conteúdos e a nova proposta. “Entendemos que as línguas não podem ser barreiras, mas pontes para outros conhecimentos culturais e sociais”, comenta.
Conforme explica, o Inglês no Campus tem nova apresentação, onde o estudante escolhe o nível no momento da inscrição. Cada curso possui carga horária de 30 horas, sendo trabalhadas semanalmente com 1h e 30 minutos de atividades presenciais ou on-line síncronas, conforme definição de cada turma, e sendo destinado ainda, horário extra para atividades não presenciais ou assíncronas.
O curso contará com duas propostas: Leitura para Fins Acadêmicos (EAP), com foco no letramento acadêmico a partir de gêneros textuais dessa esfera. O objetivo é trabalhar diferentes estratégias de leitura contribuindo para a formação linguística e discursiva do aluno.
Há também o Conversation Club, com foco no desenvolvimento da oralidade e conversação para contextos cotidianos e acadêmicos, a partir de uma abordagem comunicativa e aprendizagem baseada em problemas, garantindo uma aprendizagem centrada no aluno e integrada às necessidades reais de uso da língua.
Mais informações sobre o Inglês no Campus e sobre o Línguas no Campus podem ser obtidas pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada, ou pelo instagram instagram.com/linc.unijui/.
.jpeg)

.jpeg)
