
Estudantes do 3º módulo do curso de Direito da Unijuí, dos campi Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, desenvolveram ao longo do último semestre o Projeto Integrador: Crime, sociedade e poder punitivo: Os fundamentos e os limites da proibição, da persecução penal e da punição. Orientados pelos professores Thiago Silva e Patricia Oliveski, eles participaram de atividades que uniram teoria e prática, levando discussões importantes do Direito penal para mais perto da comunidade.
A proposta nasceu a partir da ideia de trabalhar temas que impactam diretamente a sociedade, como legalização de drogas, legalização do aborto, redução da maioridade penal, expansão da legítima defesa, acordos no processo penal e a necessidade do feminicídio como crime específico. Divididos em grupos, os acadêmicos estudaram seu tema com profundidade e prepararam pareceres jurídicos, defendendo ou criticando cada tema. “Durante o semestre, ainda tivemos painéis com profissionais do Direito, oficinas de oratória e momentos de preparação para que os alunos se sentissem seguros na hora da apresentação”, explicou o professor Thiago.
Na apresentação final, alunos do ensino médio de escolas de cada município, previamente inscritos, tiveram papel fundamental: participaram como jurados, assistindo aos debates, fazendo perguntas, comentando e, ao final, votando para escolher quais grupos defenderam melhor suas ideias. Essa participação trouxe mais dinamismo e motivação para os acadêmicos, que se prepararam com atenção especial para dialogar com um público de fora da universidade. “Esse modelo de debate com jurados externos foi uma estratégia muito acertada: mobilizou os acadêmicos, que se preocuparam desde a escolha do vocabulário até a clareza na exposição, além de aproximar a universidade da comunidade”, completou.
A estudante Gabriela Cavalheiro, do curso em Três Passos, destacou que o maior desafio foi construir argumentos contrários à legalização das drogas, tema do seu grupo, mesmo quando alguns integrantes inicialmente eram favoráveis: “A gente teve que estudar bastante sobre os impactos sociais, econômicos e de saúde pública, além de analisar experiências de outros países. Trabalhar em grupo exigiu organização e diálogo para garantir que todos os pontos fossem apresentados de forma clara. Foi marcante ganhar o debate e perceber que conseguimos transmitir bem nossos argumentos. E, pessoalmente, acabei mudando minha própria opinião depois de estudar o tema”, contou.
No final, mais do que escolher quem apresentou a melhor defesa, o projeto mostrou o quanto é importante saber dialogar sobre temas complexos, ouvir opiniões diferentes e aprender a defender ideias de forma clara e respeitosa. Para os acadêmicos de Direito, foi uma oportunidade de crescer como futuros profissionais e como cidadãos; para os estudantes convidados, uma chance de se aproximar da universidade e refletir sobre assuntos que fazem parte do dia a dia de todos. O resultado foi muito mais do que um exercício acadêmico: foi um encontro verdadeiro entre conhecimento, empatia e comunidade.
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