Na última quinta-feira, 7 de agosto, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e a Associação de Amigos do Museu promoveram mais uma ação do Projeto Saberes e Sabores: Memórias Alimentares Tradicionais de Comunidades do Noroeste do Rio Grande do Sul. A atividade aconteceu no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, em Ijuí, e reuniu integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ijuí (Apadevi).
A proposta da oficina foi simples e significativa: oferecer um espaço de liberdade e protagonismo na cozinha, incentivando a vivência prática e o resgate de memórias afetivas por meio da culinária. No cardápio, broa de polvilho e bolachas — receitas que preservam tradições e fortalecem vínculos comunitários.
Camila Blocker, vice-presidente da Apadevi e professora de braille, destacou que a experiência foi muito além da preparação de receitas. “Essa experiência mexe com a autoestima. As pessoas com deficiência se sentem úteis e valorizadas. É uma oportunidade de mostrar que é possível ter esse contato com a cozinha, com a culinária, e sentir a liberdade de poder cozinhar.”
A oficina integra as ações complementares do projeto, realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.