
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu nesta semana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed), mais um encontro do Ciclo de Formação Smed 2025, voltado à qualificação continuada de profissionais da rede municipal de ensino.
A abertura do encontro foi feita pela assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Rafaela Gusatti Schmidt. Ela destacou a importância da atividade e o planejamento conjunto entre o Madp e a Smed para fortalecer práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas. Em seguida, a educadora e historiadora do Museu, Belair Aparecida Stefanello, apresentou a temática do encontro: “Os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul: história, cultura e atualidade”.
A formação abordou aspectos históricos e contemporâneos das populações indígenas no Estado, com ênfase nos povos do noroeste gaúcho. Foram discutidas estratégias didáticas para trabalhar o tema em sala de aula, considerando a legislação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a valorização das culturas indígenas como parte da identidade local. A iniciativa está alinhada ao Agosto Indígena, que reforça o compromisso do Madp em ampliar o diálogo com professores e promover a valorização da diversidade cultural na educação.
O Ciclo de Formação Smed 2025 tem como objetivo oferecer formação continuada aos professores da rede municipal, especialmente docentes das áreas de História, Geografia, Processos Criativos e Ensino Religioso, e pedagogos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Nos próximos meses, novos encontros apresentarão outras temáticas dentro da linha formativa, contribuindo para a ampliação de práticas pedagógicas críticas, inclusivas e contextualizadas.