
As inscrições para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior estão abertas. O prazo final é no dia 22 de setembro, com a divulgação dos resultados até o dia 26 de setembro. Podem se inscrever estudantes dos cursos de Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Direitos Humanos (PPGD), Educação nas Ciências (PPGEC), Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) e Atenção Integral à Saúde (PPGAIS).
Ao todo, são cinco vagas, uma para cada curso de Doutorado dos programas de pós-graduação. Para se candidatar, o estudante deve ter qualificado sua tese ou ter completado o primeiro ano de seu curso de doutorado. Nesta edição, não há necessidade de realizar prova de proficiência. O resultado será divulgado até o dia 26 de setembro e o período de atividades terá duração de até seis meses, com início entre janeiro e fevereiro de 2026.
Para se inscrever, é necessário fazer a entrega da documentação completa no Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), localizado no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. A documentação necessária para concorrer a Bolsa pode ser verificada nos editais, disponíveis no site unijui.edu.br/institucional/mundo/editais. As bolsas preveem mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde.
Mais do que oportunizar que o estudante vivencie outra cultura, o Programa visa ampliar a colaboração com cientistas do exterior, além de expandir a visibilidade da produção científica brasileira e fortalecer os programas de pós-graduação do País. Uma das estudantes que teve a oportunidade de fazer um intercâmbio por meio do Doutorado Sanduíche foi Raíssa Schorn, do PPGDR, que participou do programa na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal.
Conforme a doutoranda, esta foi uma grande experiência. “Foi, sem dúvidas, a maior da minha vida, a mais gratificante e relevante, por experienciar uma nova cultura, esse valor é imensurável. Ter uma bolsa de intercâmbio na instituição onde a gente está inserida não tem preço, pois a gente cresce como pessoa e como profissional, se redescobre, entende quem somos longe do nosso país de origem”, comenta.
Raíssa também destaca que o intercâmbio transforma quem tem essa oportunidade, além de abrir novas perspectivas sobre culturas, pessoas, ideias e sobre o mundo. “Se há essa oportunidade de intercâmbio e a Universidade estar proporcionando isso, aproveitem. Essa é uma forma de expandir horizontes e nos desafiar, então agarre, pois será um dos momentos mais importantes da vida”, completa.
Mais informações podem ser obtidas com o ERI, pelo telefone (55) 3332-0329, e-mail: eri@unijui.edu.br, ou no site do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior.