.jpeg)
A Unijuí recebeu, nesta quarta-feira, 3 de setembro, representantes do ecossistema de inovação local e integrantes do Sebrae-RS, além de lideranças do município, para debater e planejar a implementação do sandbox regulatório, mecanismo previsto na Lei Municipal de Inovação.
Durante o encontro, foram discutidos os próximos passos para regulamentar e operacionalizar o instrumento, que permitirá a criação de um ambiente controlado de testes para novas soluções, tecnologias, modelos de negócio e qualificações urbanísticas na cidade. A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento de práticas inovadoras, assegurando segurança jurídica e flexibilidade para empreendedores e pesquisadores.
“O sandbox passa a ser uma iniciativa para fortalecer ainda mais a inovação em Ijuí, possibilitando um local para resolução de problemas reais, testes empresariais, com fim de trazer soluções inovadoras para a cidade e para a região”, destaca o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.
O ambiente regulatório experimental (sandbox regulatório) é um ambiente em que o órgão regulador permite que alguma empresa opere com regras diferentes das demais empresas por um tempo determinado para possibilitar o teste de alguma inovação. Essa exceção é criada para que as empresas testem inovações que não poderiam ser testadas com as regras vigentes. Os testes são acompanhados de perto pelos reguladores para avaliar os benefícios à sociedade e os riscos que as inovações podem trazer.
O sandbox voltará a ser colocado em pauta em breve, sendo uma ferramenta estratégica importante para fortalecer a cultura de inovação, promover a cooperação entre os diferentes atores do território e ampliar o impacto regional das iniciativas de base tecnológica.



