.jpeg)
O Impulsa Ijuí promoveu, nesta quinta-feira, 11 de setembro, no prédio da Sicredi das Culturas RS/MG, um café da manhã com o tema “Cidades que Inspiram”, com a proposta de abordar os resultados do Radar de Maturidade do Ecossistema local. Conforme os resultados apresentados, a cidade de Ijuí consolida-se como referência em inovação. O evento contou com representantes do ecossistema de inovação local, que engloba a Unijuí.
Os dados foram apresentados pelo SebraeRS, que fez um estudo do Radar de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação do RS 2025. De acordo com as informações, Ijuí evoluiu da condição de Ecossistema em Estruturação (2022) para Ecossistema em Desenvolvimento (2025), registrando um salto de 8,6 pontos e um crescimento de 60,6% em maturidade, o maior dos ecossistemas pesquisados.
O avanço reflete a mobilização dos atores locais e o trabalho do Sebrae RS, por meio da metodologia ELI (Ecossistemas Locais de Inovação), aliado ao Programa Cidade Empreendedora em parceria com a Prefeitura de Ijuí.
Entre os resultados estruturantes, destacam-se a certificação da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) pelo modelo Cerne; e a criação de novos ambientes de inovação como o Espaço + Inovação (com laboratórios de IoT, Smart Grids, coworking e Sala de Realidade Aumentada). Além disso, destaca-se o salto na captação de recursos para pesquisa e inovação da Universidade, passando de R$ 4 milhões em 2022 para previsão de R$ 15 milhões em 2025, e a consolidação de uma agenda única de inovação, que fortalece a identidade do Impulsa Ijuí.
“O Impulsa Ijuí é um movimento de Ijuí, que ressalta a importância da inovação no Estado. Ele avançou nos últimos anos e a parceria com o Sebrae e outras entidades possibilitou esse grande crescimento. O encontro de hoje foi um momento de aprender com as experiências e pensar em projetar ações voltadas à inovação nas empresas, instituições, planejamento urbano e espaços para viver em paz”, comenta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio. .
Coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini ressalta a importância da contribuição da Universidade e da Incubadora para o desenvolvimento da inovação na região. “Nos destacamos desde o primeiro radar, por todo o compromisso da Universidade com o desenvolvimento da comunidade a partir da inovação. A maior pontuação continua sendo da Instituição, que é o ator mais maduro do ecossistema local, que puxa as outras hélices. Isso é a coroação de um trabalho realizado há mais de 20 anos”, salienta.
Para o gestor de Inovação do Sebrae RS, Cássio Fridriczewski, esse resultado é prova que a frequência e repetição é fundamental para fomentar a inovação. “O avanço de Ijuí para Ecossistema em Desenvolvimento evidencia o poder da articulação. Quando governo, universidades, empresas e sociedade civil atuam de forma integrada, o território se transforma. O Sebrae tem orgulho de ser parceiro nessa trajetória, com o Projeto ELI e o Programa Cidade Empreendedora, articulando políticas públicas, fortalecendo a governança e impulsionando a inovação com foco empreendedor”, destacou.
Com esses marcos, Ijuí se consolida como referência em inovação no Noroeste gaúcho e desponta como um dos territórios mais promissores do Rio Grande do Sul. O próximo desafio é manter o ritmo de evolução, ampliar o engajamento empresarial e executar projetos estruturantes que assegurem a consolidação definitiva do ecossistema.
Além dos resultados do radar de maturidade, o evento também trouxe uma fala do prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, sobre a sua experiência vivenciada em viagem recente a Medellín, na Colômbia.

.jpeg)
