
A Fidene/Unijuí firmou uma parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para a cedência de direitos de exibição pública de filmes e curta-metragens, de forma gratuita à comunidade. As produções cinematográficas fazem parte da mostra “Política de Cinema - 190 Anos da Assembleia Legislativa”, a qual conta com uma seleção especial de 14 produções emblemáticas que retratam a história, a cultura e as transformações políticas do Rio Grande do Sul ao longo do tempo.
A mostra de cinema também tem realização do programa Pacto RS e ocorre na Fidene a partir do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), do projeto de extensão Gestão Social e Cidadania, que integra o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e do projeto de extensão Cinema e Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD). “Nosso engajamento no projeto é para disseminar o acervo cultural na região, reforçando nosso papel em sermos parceiros com o desenvolvimento regional a partir de diferentes iniciativas como a cultura e o cinema”, destaca o professor Pedro Büttenbender.
A primeira produção a ser exibida será o documentário “Sobreviventes do Pampa”. A exibição acontece nesta quinta-feira, a partir das 8h30, no auditório do Madp, com entrada gratuita, sendo aberto à comunidade e grupos escolares. A atividade integra a 19ª Primavera dos Museus - Museus e Mudanças Climáticas.
Sobreviventes do Pampa (2023, 1h17min, não recomendado para menores de 10 anos) apresenta as singularidades vegetais e animais do Pampa, bioma que já perdeu mais da metade de sua área nativa. O documentário é protagonizado por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas, o filme dá voz a quem há séculos constrói laços íntimos com esse território. Um convite à reflexão sobre a urgência da preservação e a valorização de um ecossistema essencial e ainda pouco lembrado.
As demais 13 produções que serão exibidas de forma gratuita são os filmes Verdes Anos (1984); Netto Perde Sua Alma (2001); O Tempo e o Vento (2013); Mudança (2015); Os Senhores da Guerra (2016); O Caso do Homem Errado (2017); A Cabeça de Gumercindo Saraiva (2018); Legalidade (2019); O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1986) – Curta metragem; Concha de Água Doce (2022) – Curta metragem; Possa Poder (2022) – Curta metragem; Sabão Lúido (2023) – Curta metragem; e Não tem Mar Nesta Cidade (202 – Curta metragem.
As exibições vão acontecer nos espaços da Universidade, até o fim do mês de novembro. As datas serão divulgadas posteriormente.