Acadêmicos de Educação Física desenvolvem ações de bem-estar com comunidade haitiana em Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes do Projeto Integrador: Linguagens e multidisciplinaridade, do curso de Educação Física, campus Santa Rosa, estão desenvolvendo neste semestre um trabalho que aproxima universidade e comunidade de uma forma especial: por meio da parceria com a Associação de Haitianos de Santa Rosa. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar a eles a oportunidade de aplicar conhecimentos das diversas disciplinas do curso de forma articulada e científica, ao mesmo tempo em que promove uma troca de experiências culturais e sociais com a comunidade.

A professora Fabiana Ritter Antunes, responsável pelo PI, explicou a proposta: “O projeto promove a interação entre universidade e diferentes setores da sociedade, propiciando aos estudantes um processo pedagógico único, interdisciplinar, em que eles conseguem produzir e aplicar conhecimento de forma articulada, coerente e científica. Neste semestre, trabalharemos em uma troca com a Associação de Haitianos: os acadêmicos irão trazer práticas corporais da Educação Física e os haitianos nos apresentarão elementos de sua cultura, de suas experiências de vida e de sua identidade. É uma parceria que amplia a diversidade social, cultural e corporal dentro do projeto”, comenta.

As atividades contemplam crianças, adolescentes e adultos, envolvendo práticas corporais, lazer e ações voltadas à saúde e qualidade de vida. Para a professora, a parceria também representa uma forma de fortalecer a visibilidade da comunidade haitiana no município: “Estamos muito felizes com essa experiência, que será democrática, ética, dialógica e argumentativa, ampliando o papel da universidade e também oferecendo aos nossos parceiros um espaço de troca e de aprendizado mútuo”.

A acadêmica Emanuela Bin explicou que a turma recebeu a proposta com entusiasmo: “Esperamos aprender mais sobre essa comunidade, além de promover uma troca de experiências e conhecimentos. Essa vivência nos mostra o quanto a Educação Física pode transformar a vida de alguém e melhorar sua qualidade de vida. Como estudantes, queremos oferecer práticas corporais que tragam bem-estar para eles”. Luís Otávio Kaspary, também estudante da turma, acrescentou: “Recebemos o desafio com ânimo e muitas ideias de como poderíamos ajudar. Esperamos aprender ainda mais como podemos contribuir com saúde e bem-estar. Essa experiência mostra que o profissional de Educação Física precisa estar presente em todos os espaços, e nos ensina a importância de incentivar hábitos saudáveis em diferentes contextos”.

Além de promover práticas corporais, o projeto busca gerar confiança, cuidado e integração entre acadêmicos e comunidade, como um aprendizado mútuo, onde todos os envolvidos crescem juntos. Iniciativas como esta evidenciam que o Projeto Integrador vai além da sala de aula: ele fortalece vínculos, valoriza a diversidade cultural e contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.