
A mestra e doutoranda em Direito pela Unijuí, Ana Luísa Dessoy Weiler, acaba de lançar o livro “Queria ajuda? Porque não pediu? Como o cuidado, o trabalho emocional e a carga mental afetam as mulheres”. A obra se origina da dissertação apresentada em 2024 no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unijuí, na área de Direitos Humanos, sob orientação da professora Dra. Joice Graciele Nielsson, com foco em pesquisas de gênero.
O tema surgiu a partir das inquietações da autora sobre os impactos do trabalho do cuidado na saúde das mulheres. Para desenvolver o estudo, Ana realizou uma pesquisa empírica aprovada pelo Comitê de Ética da Unijuí. O questionário, aplicado a funcionários da instituição, reuniu 194 respostas anônimas, tanto objetivas quanto dissertativas, que se tornaram a base da investigação. Os resultados, apresentados em gráficos e em recortes das respostas, demonstram como o cuidado e a carga mental influenciam a vida cotidiana das mulheres.
A publicação do livro foi indicada pela banca examinadora da dissertação. A partir dessa sugestão, Ana iniciou o processo de adaptação do texto acadêmico para uma linguagem mais acessível. Foi nesse momento que conheceu Bruna Zeni, idealizadora da Editora onde a obra foi publicada, e também, egressa do curso de Direito da Unijuí e atualmente doutoranda em Sociologia na Universidade de Coimbra, em Portugal.
“Transformar a dissertação em um livro foi um processo desafiador que durou um ano, na tentativa de conciliar as disciplinas e trabalhos do doutorado”, conta Ana. “Busquei tornar a linguagem acessível, pois o cuidado não é um tema restrito às ciências sociais: ele atravessa a vida de todos nós. Segundo dados da CEPAL, as mulheres dedicam entre 22 e 42 horas semanais a atividades domésticas e de cuidado, enquanto os homens dedicam de 4 a 19 horas a essas mesmas tarefas.”
Entre os resultados destacados na obra, está a constatação de que o Brasil, assim como outros países, ainda enfrenta uma longa jornada no reconhecimento do cuidado como direito humano, apesar da criação da Política Nacional do Cuidado em 2024. O tema é central para a redução das desigualdades de gênero e raça e dialoga com a Agenda 2030 da ONU e com as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A capa do livro foi desenvolvida por Nicoli Bento Klawa, estudante do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Unijuí. Para ela, fazer parte do projeto foi marcante: “Participar desse projeto foi uma experiência muito especial, já que acompanhei de perto o processo de escrita da tese que deu origem ao livro. Ver a ideia, que antes era só um sonho, tomando forma foi incrível! Quando a Ana me chamou para pensar junto com ela e ilustrar a capa, me senti muito feliz e honrada pelo convite. Poder contribuir para dar uma identidade visual a algo que carrega tanto significado é extremamente gratificante.”
Atualmente, Ana é bolsista do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação da CAPES – Políticas Afirmativas e Diversidade, também sob orientação da professora Joice Nielsson. Sua pesquisa de doutorado dá continuidade ao tema, com foco no cuidado e na carga mental de mulheres com autismo inseridas em programas de pós-graduação no Brasil.
O lançamento presencial do livro está marcado para o dia 8 de outubro de 2025, às 18h, na Livraria Literatus, em Ijuí. A obra já está disponível na própria Literatus, além das plataformas Amazon e 1Livro.
