
Nesta segunda-feira, 6 de outubro, gestores e equipes das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Recursos Humanos da Fockink, em Panambi, receberam representantes da Unijuí para um encontro voltado à prospecção de projetos e identificação de demandas da empresa que possam ser atendidas pela Universidade por meio do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços especializados.
A reunião teve como foco o estreitamento das relações entre universidade e indústria, fortalecendo a cooperação em temas estratégicos para a inovação tecnológica e a formação de talentos. Durante o encontro, foram apresentadas possibilidades de integração entre as áreas das Engenharias, Modelagem Matemática e Computacional e Agronomia, com potencial para o desenvolvimento conjunto de soluções voltadas ao setor agroindustrial — área na qual a Fockink oferece ampla infraestrutura eletromecânica em todas as fases da produção e reconhecida atuação nacional.
Além das parcerias voltadas à inovação tecnológica, também foram discutidas ações de formação e capacitação continuada, que podem ser desenvolvidas de forma conjunta, atendendo tanto às necessidades da empresa quanto à atualização profissional de estudantes e egressos da Unijuí.
O encontro ocorre em um momento de fortalecimento da relação entre a Fockink e a Universidade, que recentemente recebeu da empresa a doação de um pivô central de irrigação, instalado na Escola Fazenda da Unijuí. O equipamento será inaugurado nos próximos dias e, além de atender à produção experimental, servirá como plataforma de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao desempenho, manutenção e automação de sistemas de irrigação.
Entre as pautas abordadas, destacou-se ainda o interesse mútuo em estimular a formação de jovens talentos para a indústria, com iniciativas que aproximem estudantes do ensino médio das Engenharias e das Ciências Exatas, promovendo a aprendizagem prática e o despertar para carreiras tecnológicas.
O diálogo entre Fockink e Unijuí reforça o compromisso das duas instituições com o desenvolvimento regional sustentável, baseado na integração entre conhecimento científico, inovação e demandas reais do setor produtivo.
