
A Unijuí contou com ampla programação neste sábado, 11 de outubro, na ExpoFest 2025. Entre as ações, a Universidade esteve presente na inauguração do Campo Rural e promoveu atividades interativas com os visitantes da Feira, realizadas pela Rádio Unijuí FM, o curso de Fonoaudiologia e a Cia Cadagy. Além disso, o público que visitou a Casa da Unijuí pôde interagir com atividades como a produção de chaveiros personalizados, jogo da memória e caça-palavras.
Pela manhã, ocorreu a inauguração do Campo Rural, iniciativa que tem parceria da Unijuí, Emater-RS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e ExpoFest. Foi feito o descerramento da placa de inauguração e também plantada uma árvore nativa para marcar o momento histórico do novo espaço construído.
Conforme a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Luciana Viero, a iniciativa é um marco que trará benefícios importantes. “Essa é uma conquista para os cursos de Medicina Veterinária e de Agronomia da Unijuí, para a Emater e para o Município de Ijuí. Neste local poderemos realizar palestras e oficinas que versem sobre o tema rural. Além disso, será um local de encontro para interagir com pessoas dessa área, e poder dividir experiências, novidades e ouvir do produtor aquilo que ele quer aprender”, destaca.
Já a tarde, o curso de Fonoaudiologia prestou orientações ao público da Feira sobre o desenvolvimento da linguagem, com o objetivo de mostrar alternativas aos pais referente ao uso excessivo de telas.
A Rádio Unijuí FM realizou a distribuição gratuita do livro “De tweet em tweet se faz um livro”, em parceria com a Cia Cadagy. A obra foi realizada com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo. E a Cia Cadagy também realizou uma apresentação circense no Palco Mundo.
Neste domingo, a programação da Unijuí na ExpoFest segue. Serão promovidas intervenções feitas pela Cia Cadagy na Casa da Universidade e, também, uma programação com jogos educativos e realidade virtual, chamada de “Você se conecta com a nossa história”, que será feita pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp).




