
A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Criatec) e a Incubadora de Impacto Social e Ambiental (Itecsol) marcaram presença no dia de abertura do Salão do Conhecimento 2025, nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, com a realização de quatro oficinas que destacaram temas de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento humano. As atividades envolveram estudantes, professores, empreendedores e visitantes em experiências práticas e reflexivas.
As oficinas apresentadas foram: Feira de Carreiras, que discutiu possibilidades de trajetória profissional e empreendedora, ministrada por João Pedro Kelm, da empresa incubada Portinário; Pequenas Atitudes, Grandes Resultados: A Importância da Separação Correta dos Resíduos, com foco em práticas sustentáveis do cotidiano, ministrada pela analista da Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva; ODS em Prática: Água e Clima para o Futuro Sustentável, voltada aos desafios ambientais e à aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ministrada por Raissa Schorn, da empresa incubada Projetou; e Da Escolha ao Impacto: Repensando o Jeito de Consumir, que estimulou a reflexão sobre hábitos de consumo e responsabilidade individual, ministrada por Marli Biolchi, fundadora e proprietária do brechó e ateliê Marli Biolchi, de Passo Fundo, que atua fortemente com a economia circular.
De acordo com Elizandra Pinheiro da Silva, as atividades foram planejadas para promover a integração entre conhecimento acadêmico e práticas inovadoras e sociais, despertando o olhar crítico e empreendedor dos participantes. “Nosso propósito é incentivar atitudes transformadoras e mostrar como a inovação e a sustentabilidade caminham juntas”, destaca.
A presença da Criatec e da Itecsol reforça o papel das incubadoras como espaços de fomento à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade, fortalecendo a relação entre ensino, pesquisa e extensão. “É sempre uma experiência gratificante poder participar de espaços como o Salão do Conhecimento. A comunicação é o fio invisível que costura todas as áreas do conhecimento. Ela está em tudo, em todos e em cada troca que transforma ideias em entendimento e intenção em conexão.”
Para o empreendedor João Pedro Kelm, “poder contribuir por meio da Portinário junto à Universidade é permitir que alunos e comunidade descubram o poder da comunicação e da autoexpressão do seu eu profissional com propósito, entendendo que, mais do que transmitir informações, ela dá o poder de construir pontes, gerar impacto e dar significado a tudo o que se aprende nos diferentes níveis de ensino da Unijuí”.
O Salão do Conhecimento é um dos eventos mais importantes da instituição, reunindo projetos e experiências que valorizam o protagonismo acadêmico e o compromisso com o desenvolvimento social. A participação das incubadoras contribuiu para ampliar as conexões, o alcance das ações empreendedoras e inspirar novos caminhos para a construção de um futuro mais sustentável e inovador.


