
A Unijuí inaugurou, nesta quarta-feira, 29 de outubro, o novo sistema de geração de energia fotovoltaico e um novo carregador de veículos elétricos Fast!, os quais foram instalados no estacionamento em frente ao prédio da Reitoria, no campus Ijuí. A inauguração ocorreu nesta manhã e reuniu autoridades municipais e representantes de empresas parceiras do projeto.
O Sistema de Geração de Energia Fotovoltaico foi adquirido com recursos oriundos de Emenda Parlamentar Federal, transferidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, no âmbito do projeto “Ampliação e Qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”.
De acordo com o projeto, a ampliação da disponibilidade de energia busca fortalecer o sistema já existente, que está instalado no Espaço + Inovação, e vai permitir um avanço de pesquisas na área de redes elétricas inteligentes, contribuindo, assim, para a sustentabilidade das atividades de pesquisa e dos laboratórios.
A iniciativa acompanha o crescente uso das estruturas por pesquisadores, estudantes e pela comunidade externa da Universidade, especialmente em atividades de experimentação e no carregamento de veículos elétricos. A instalação deste novo sistema foi concluída em setembro de 2025 e apresenta capacidade média de geração de 7.900 kWh por mês, o que representa um passo importante para a redução do consumo energético da Unijuí e para a consolidação de um campus mais sustentável e inovador.
Já o Carregador de Veículos Elétricos FAST! foi instalado pela empresa Balmer, a qual é parceira da Unijuí em ações de inovação tecnológica e transição energética.
O coordenador do projeto, professor Fernando Jaime González, destaca que a inauguração marca o compromisso da Universidade com a sustentabilidade. “Essa estrutura vai permitir o desenvolvimento de pesquisas e projetos de iniciação científica em parceria com empresas, fortalecendo o nosso ecossistema de inovação regional.”
Já o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, ressalta que uma das preocupações da Universidade é de que todas as pessoas tenham acesso à tecnologia. “Gerar é importante, mas entregar também, por isso não estamos oferecendo isso só a professores e funcionários, mas a toda a comunidade. Este é um fechamento de um ciclo, com a entrega de projeto, e empresas contribuindo para que a sociedade receba esse benefício”, comenta.
O técnico analista do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, David de Brito Peixoto, reforça a importância do projeto. “Essa será uma infraestrutura que consolida a questão da ciência, tecnologia e inovação como motores de desenvolvimento, tanto local quanto de toda a região”, ressalta.
Reitor da Unijuí, o professor Dieter Rugard Siedenberg comenta que este é um marco tecnológico para a Instituição. “É uma satisfação estar com todos aqui onde é um divisor de águas de um processo que começou lá em 2017. É um momento muito significativo e importante para todos nós e, também, para a comunidade”, completa.


.jpeg)

.jpeg)
