
A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, em parceria com o curso de Letras da Unijuí, promoveu nesta quarta-feira, 29 de outubro, o IV Sarau Literário. Realizado na Bumom, o evento contou com o apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE), por meio da Assessoria de Cultura e do Escritório de Relações Internacionais (ERI).
A data escolhida teve um significado especial: marcou o Dia Nacional do Livro e também o dia em que a Biblioteca Universitária adotou o nome de um dos seus fundadores, Mario Osorio Marques, que neste ano completaria 100 anos. Em clima de celebração, o Sarau reuniu amantes da literatura, da música e das artes, reafirmando a importância da leitura, da escrita e da imaginação na construção cultural e humana.
“Este é um dia de celebração. De reforçarmos a importância da leitura, da escrita e de admirarmos diferentes formas de expressão cultural. Aqui, valorizamos a palavra, a escrita, o livro, a imaginação e todo o conhecimento que adquirimos por meio da leitura”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, em sua saudação de abertura.
A programação iniciou com a apresentação da Cia Cadagy e seguiu com um momento de reconhecimento aos estudantes que mais retiraram obras na biblioteca. Cássia Guterres Pithan da Silva, do curso de Educação Física, foi a leitora mais assídua, com 36 empréstimos; Felipe Ritter Antunes, acadêmico de Psicologia, efetuou 35 empréstimos; e Tyna Gabrielle Stroher Nascimento, estudante de Administração, realizou 30 retiradas. Em seguida, estudantes do curso de Letras, sob a coordenação da professora Taíse Neves Possani, realizaram leituras de poemas.
A programação também contou com a leitura de uma poesia autoral dedicada a Mario Osorio Marques, realizada pela assessora de Relações Internacionais, Vanderleia Haiski. O estudante senegalês Theo Blaise, mestrando em Educação nas Ciências, recitou um trecho da obra O Continente I, de Érico Veríssimo. Na sequência, a bibliotecária Cristina Libert Widtkenper leu um trecho do livro Olhai os Lírios do Campo, também do autor gaúcho. O Sarau foi encerrado com a interpretação da música Aleluia, pela acadêmica do curso de Letras, Ritiele da Rocha Freitag.












