Participantes do Ideathon têm projetos aprovados na classificação final do projeto Inova Pampa Sebrae - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Participantes de Ideathon, realizado na Unijuí no início do mês de setembro, tiveram projetos aprovados na classificação final do projeto Inova Pampa Sebrae. O resultado final foi divulgado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS) no Edital de Chamada Pública 003/2025, que é referente ao Programa Inova Pampa – Módulo Ideação, que visa fomentar ideias inovadoras e o desenvolvimento de startups na região Sul. 

Entre os classificados, os municípios de Ijuí e Panambi se destacaram pela presença expressiva de projetos selecionados, reforçando o potencial inovador do Noroeste gaúcho. De Ijuí, foram aprovados os seguintes coordenadores e startups, respectivamente: Carlos Soares, Futuroagro; Cristiano Brudna, Solo Sense; Eduardo Berlese, Utopia Game Studio; Evandro Ramos Cabral, LEF Digital; Heloisa Jung Menegon, Pampa Ninar; Jerry Joel Joris, UROQUE Sensores para Agroindústria; e Vanise Prates, Vanise Andreia Corrêa Prates. 

Já o município de Panambi teve como destaque o projeto coordenado por Tiago Fernando Vargas Muller, com a startup Meliponize, voltada à inovação no setor de meliponicultura e sustentabilidade ambiental.

O Ideathon Inova Pampa, realizado em setembro, reuniu estudantes e empreendedores para criar soluções inovadoras que promovam a bioeconomia, a sustentabilidade, a resiliência climática e a valorização do Pampa. O evento qualificou as ideias participantes para a submissão ao edital que previa a seleção de 55 projetos de todo Estado.

O Inova Pampa – Módulo Ideação é um programa de pré-aceleração de ideias vinculadas à bioeconomia. Busca apoiar empreendedores em estágio inicial, oferecendo capacitação, mentoria e conexões com o ecossistema de inovação. O edital selecionou propostas de diversas cidades do Rio Grande do Sul, abrangendo soluções tecnológicas, ambientais e de impacto social.

Conforme a analista da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), elizandra Pinheiro da Silva, que organizou o Ideathon em parceria com o Sebrae e acompanha os empreendedores, o resultado é motivo de orgulho pela importância, relevância e seriedade com que os eventos são realizados. 

“A metodologia sempre é para favorecer o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos participantes. Nossa região mais uma vez se consolida como pólo emergente de inovação e empreendedorismo, mostrando que o interior também é terreno fértil para ideias transformadoras”, destacou. 

Após o resultado, o edital prevê três meses de capacitação e mentoria, onde os participantes serão avaliados com base nos critérios estabelecidos e divulgados durante o programa, sendo que, posteriormente, os selecionados desta etapa receberão uma bolsa financeira como subsídio para o desenvolvimento dos negócios.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.