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Promovida pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), em parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Ijuí, a formação sobre práticas pedagógicas com ênfase em temas históricos, culturais e sociais chegou ao fim nesta semana. Ao todo, 120 professores dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino participaram do encontro virtual.
A formação de encerramento, intitulada “Temática Afro-Brasileira em Sala de Aula”, foi conduzida pela professora Merylin Ricieli dos Santos, pós-doutoranda em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pesquisadora de territórios negros, história pública e ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. O encontro abordou a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e suas possibilidades de aplicação no cotidiano escolar, a partir de práticas pedagógicas pautadas na diversidade e na pluralidade.
Segundo Merylin, a atividade foi uma experiência bastante rica, marcada por trocas significativas e pelo diálogo entre docentes. “Eles puderam compartilhar suas vivências e reflexões sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar”.
A professora destaca que o momento foi produtivo e sensível. “Permitiu a construção colaborativa de conhecimento e a discussão sobre a aplicabilidade das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena”.
Ao longo dos três encontros, o ciclo formativo promoveu reflexões, práticas e trocas que fortaleceram o compromisso da rede municipal com uma educação plural, inclusiva e comprometida com a valorização das diferentes identidades culturais presentes nas escolas de Ijuí.