
No mês internacional de sensibilização à prematuridade, entidades de Ijuí se reuniram neste domingo para promover a 3ª Caminhada da Prematuridade, uma ação simbólica voltada à conscientização, prevenção e cuidado. A atividade é organizada pelo Projeto de Extensão “Prematuros: prevenção, apoio e cuidado”, da Unijuí, em parceria com o Projeto Prematuros Unijuí Unimed Noroeste/RS, UNIR, Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Secretaria Municipal da Saúde, Programa Criança Feliz e Primeira Infância Melhor (PIM).
A mobilização ocorreu na praça da República de Ijuí e reuniu famílias, profissionais da saúde, acadêmicos e crianças que nasceram de forma prematura. Para a Coordenadora do Projeto Prematuros da Unijuí, professora do curso de Fisioterapia, Simone Zeni Strassburger, o objetivo é ampliar o diálogo sobre a prematuridade, tema que ganha destaque no Novembro Roxo, mês marcado pelo Dia Mundial e Nacional da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro.
A ação busca informar a comunidade sobre a complexidade e os desafios do nascimento prematuro tanto para os bebês e suas famílias quanto para os serviços de saúde. “As pessoas, muitas vezes, não têm dimensão das complicações e da complexidade que envolvem um parto prematuro. A caminhada é um momento simbólico para que possamos conversar sobre isso e dar visibilidade ao tema”, destaca a professora Simone.


.jpeg)

