
A Unijuí realizou, na manhã desta terça-feira, 16 de dezembro, o evento de lançamento do Projeto de Inovação e Empreendedorismo da Região Fronteira Noroeste. A apresentação ocorreu no Mini Auditório B105, no campus Santa Rosa, e reuniu autoridades, gestores públicos e lideranças regionais ligadas ao desenvolvimento, à inovação e ao empreendedorismo.
Dentre as autoridades estiveram presentes a presidente do Corede Fronteira Noroeste, Vanice de Matos; o presidente do Consórcio Público Fronteira Noroeste (Cofron) e representante da Amufron, Jones Cunha; o Reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg; e o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, representando a Prefeitura Municipal, além de gestores municipais e regionais.
Durante o evento, o professor Pedro Luís Büttenbender, supervisor do projeto, destacou a importância do momento para a região. “O que vivemos nesta manhã se soma a um conjunto de ações já empreendidas na região Fronteira Noroeste em termos de inovação, empreendedorismo e fomento ao desenvolvimento. Trata-se de um processo de aglutinação, visando à construção de uma agenda regional voltada a essa temática”, afirmou. O professor também ressaltou que a priorização do projeto ocorreu por meio da Consulta Popular. “É fundamental mostrar para a população que votar nessa temática vale a pena”, completou.
A presidente do Corede Fronteira Noroeste, Vanice de Matos, enfatizou o caráter estratégico da iniciativa. “Este é um momento muito importante para a nossa região, pois essa data poderá ser um diferencial para todos os municípios. O que estamos oferecendo hoje é uma oportunidade igualitária, construída de forma coletiva, para que o projeto fosse priorizado”, destacou.
Já o presidente do Cofron e representante da Amufron, Jones Cunha, explicou o papel das entidades no andamento do projeto, destacando a atuação do consórcio e da associação na articulação regional e no apoio à execução da iniciativa.
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, abordou a relação entre universidade, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional. Segundo ele, a cultura do empreendedorismo pode e deve ser formada dentro da universidade. “A universidade é um espaço fundamental para fomentar essa cultura. Precisamos capacitar pessoas para que consigam olhar para os dados, para os elementos disponíveis, e façam análises diferentes, capazes de gerar inovação e desenvolvimento”, afirmou.
O Projeto de Inovação e Empreendedorismo da Região Fronteira Noroeste será executado pela Fidene/Unijuí ao longo de 15 meses e tem como objetivo elaborar o Planejamento Estratégico do ecossistema de inovação dos 20 municípios da região. A iniciativa prevê levantamentos in loco, diagnóstico do ambiente de inovação e a construção de ações e projetos voltados ao fortalecimento do desenvolvimento regional a partir da inovação e da tecnologia.
A execução do projeto reforça o compromisso da Unijuí com o desenvolvimento regional e com a articulação entre poder público, instituições, setor produtivo e sociedade, fortalecendo o ecossistema de inovação da Fronteira Noroeste.

