
Para receber os professores para mais um ano letivo, a Unijuí preparou uma série de atividades, que incluíram desde a integração entre técnicos e docentes até a realização de oficinas que integram o Programa de Formação Pedagógica, organizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência de Educadores (NAPEE).
O novo formato, que permitiu a realização de oficinas concomitantes nos dias 9 e 11 de fevereiro, possibilitou que cada docente escolhesse e se inscrevesse na temática com maior aderência às suas necessidades e ao contexto do curso.
Conforme explica a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, as oficinas abordaram temas estratégicos para o fortalecimento das práticas pedagógicas, indicados pelos coordenadores de curso e pelo diagnóstico realizado em ações de autoavaliação. Entre os temas trabalhados estiveram a inclusão, avaliação de conhecimentos atitudinais, perfil do egresso Unijuí, novos instrumentos de avaliação de curso e seus impactos na atuação docente, metodologias para o ensino por competências, Design Thinking, Projeto Integrador na Unijuí e o uso da Inteligência Artificial como aliada do professor em sala de aula.
Essa organização favoreceu a troca de experiências entre educadores, a socialização de boas práticas e a reflexão crítica sobre o fazer docente no ensino superior contemporâneo. “A iniciativa dialoga diretamente com a Política de Formação Docente prevista no PDI Unijuí 2025-2029, especialmente no eixo da Excelência Acadêmica e dos Processos Organizacionais, ao promover qualificação contínua, inovação metodológica e alinhamento institucional. Também contribui para o fortalecimento dos Projetos Pedagógicos de Curso e para a consolidação de práticas coerentes com políticas indutoras de qualidade do MEC, que enfatizam a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de competências, a articulação com o mundo do trabalho e o impacto social da formação”, reforça a professora.
Considerando a contratação de novos docentes em alguns cursos de graduação, destaca-se ainda o envolvimento ativo das Coordenações de Curso na recepção, integração e acompanhamento pedagógico desses professores. Esse movimento complementa as ações institucionais já realizadas, como o encontro promovido pela Coordenadoria de Recursos Humanos, no dia 5 de fevereiro, e as formações conduzidas pelo NAPEE, assegurando que o acolhimento institucional seja aprofundado no âmbito de cada curso, com atenção às suas especificidades pedagógicas, curriculares e organizacionais.
“Mais do que um momento formativo pontual, o conjunto dessas ações evidencia uma cultura institucional de cooperação, corresponsabilidade e compromisso com a qualidade da formação, fortalecendo a identidade da Unijuí como universidade comunitária e orientada ao desenvolvimento regional. Além da relevância das temáticas e do novo formato adotado, queremos registrar um aspecto que merece destaque especial: os diversos retornos que chegaram até nós, na Reitoria, após a realização da formação”, complementa a vice-reitora.
Segundo ela, as manifestações recebidas evidenciam o reconhecimento ao cuidado na organização, à pertinência das oficinas e, sobretudo, à qualidade das reflexões promovidas. “Esses feedbacks sinalizam que estamos no caminho certo, construindo uma formação que dialoga com as reais demandas da docência na graduação e que fortalece nossa identidade institucional. Aproveitamos para agradecer, de forma muito especial, pelo envolvimento, pela generosidade e pela qualidade do trabalho realizado por cada um dos professores e professoras que assumiram a condução das oficinas. Sabemos o quanto foi, e continua sendo, desafiador pensar e estruturar um novo formato de formação para os nossos colegas docentes.”
A Reitoria, como explica a vice-reitora, também reconhece o empenho dos coordenadores de curso, que, além de participarem ativamente da formação, têm assumido papel fundamental na recepção, integração e acompanhamento pedagógico dos novos docentes, fortalecendo a cultura de acolhimento e corresponsabilidade acadêmica.
“Seguimos juntos. Que possamos fazer de 2026 ‘o ano’, como afirmou nosso reitor, professor Dieter Siedenberg, no evento Volta às Aulas. Um ano de ainda mais integração, propósito e qualidade em nossas ações. A universidade que queremos se constrói exatamente assim: com trabalho colaborativo, reflexão crítica e compromisso com a excelência da formação”, finaliza.






