A Unijuí fez parte, na tarde do último sábado, 7 de maio, do Ciclo Turistando por Ijuí, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. A atividade contou com uma pedalada pelos principais pontos turísticos da cidade, sendo o campus da Universidade o local de concentração dos ciclistas e saída do percurso.
“Ficamos felizes por ter tantos inscritos. A nossa ideia não era só fazer um passeio. Considerando que neste domingo comemoramos o Dia Nacional do Turismo, organizamos este pedal pelos principais atrativos turísticos do município, a maioria de cunho cultural, para que os participantes entendam por que Ijuí recebeu o título de Capital Nacional das Etnias e, mais recentemente, o de Capital Internacional das Etnias da América”, explicou a turismóloga da Secretaria Municipal, Bianca Caneppele.
Secretária da Reitoria da Unijuí, Denise Graciela Dobler da Rosa falou sobre a satisfação da Universidade fazer parte do roteiro turístico e parabenizou a Secretaria Municipal pela iniciativa de proporcionar, por meio do ciclismo, a união entre a prática esportiva, o lazer e a cultura. Denise fez um resgate histórico da Unijuí, lembrando que, neste ano, a Instituição completa 65 anos, sem deixar de qualificar a sua estrutura e a oferta de cursos de graduação nas modalidades presencial e ensino a distância; pós-graduação lato e stricto sensu; além de cursos de qualificação.
Partindo da Unijuí, os ciclistas passaram pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Estação de Cultura e Lazer, CTG Clube Farroupilha e Praça dos Imigrantes, com retorno à Praça da República, onde participaram de atividades.

O coordenador dos cursos de Educação a Distância (EaD) da Unijuí, professor Luciano Zamberlan, participou na noite desta quinta-feira, 6 de maio, de uma live direcionada aos estudantes do Ensino Médio de Rio Grande. A atividade foi realizada em parceria com o Colégio Alternativo, parceiro na implantação do Polo EaD Unijuí na cidade.
Zamberlan apresentou dados do Ensino Superior no País, que vem ampliando o número de estudantes desde 2010, conforme dados do Censo da Educação Superior 2020, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC). Em 2010, eram mais de 6,4 milhões de estudantes matriculados em cursos, enquanto que em 2020 o número passou de 8,6 milhões.
O que também vem numa crescente é o número de pessoas que têm optado pela modalidade EaD, conforme apontou o professor. De acordo com o Censo, dos mais de 3,7 milhões de ingressantes no Ensino Superior de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%) pelos presenciais. Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto que nos cursos EAD aumentou 428,2%.
“A Unijuí, além de toda a sua trajetória de 65 anos de ensino, possui alguns diferenciais no EaD. As aulas são totalmente a distância, devendo o aluno comparecer no polo somente para a realização da avaliação final. A modalidade é flexível e os cursos contam com mensalidades acessíveis, com inovação, interação, inclusão e protagonismo do aluno. Ao final do curso, o estudante ainda saí com um diploma Unijuí, que tem o mesmo peso de um curso presencial”, reforçou o professor.
A Unijuí, como completou Zamberlan, oferta vagas nos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
A live teve sequência com a fala do professor Rodrigo Lopes, do Colégio Alternativo, com dicas para a redação do vestibular.
O período pandêmico trouxe restrições e, por consequência, modificações na prestação de diversos serviços. Após dois anos, porém, os processos voltam à normalidade. Na segunda-feira, dia 2 de maio, a loja Editora Unijuí, que vinha realizando vendas sob demanda, retomou seus horários fixos de atendimento. A partir desta semana, a livraria, que comercializa obras produzidas pela editora da universidade, além de produtos institucionais, estará aberta de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h.
De acordo com a diretora administrativa da editora, Márcia Almeida, este é mais um passo para o estabelecimento de um relacionamento sólido com o público leitor. “A reabertura da loja está nos proporcionando a retomada de um importante ponto de contato, a partir do acolhimento e da oferta de obras e produtos institucionais que fortalecem os laços com a comunidade acadêmica e em geral”, destaca.
A Editora Unijuí, fundada em 1985, tem por objetivo fomentar a produção intelectual dos professores da Unijuí e de outras instituições de Ensino Superior, por meio da publicação de livros e revistas científicas. Conta com 22 coleções em diversas áreas do conhecimento, somando mais de 400 livros ativos em estoque, que podem ser adquiridos através do site editoraunijui.com.br e, desde 2017, na livraria da editora no campus da Unijuí - Ijuí. Os títulos são vendidos, ainda, por distribuidores e livrarias físicas e virtuais espalhados pelas diversas regiões do país.
Daiana Dal Ros - Comunicação/Editora Unijuí

Diretores, secretários e professores da rede municipal de ensino de Ijuí participaram nesta sexta-feira, 6 de maio, da apresentação dos resultados do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same), criado para traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental durante o período de pandemia, mais precisamente dos anos de 2020 e 2021. A Universidade, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, foi escolhida para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação de vários municípios, onde os secretários municipais de Educação decidiram entender o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.
A apresentação foi realizada no Centro de Eventos e contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring. Coordenadora do projeto, a professora destacou que a Unijuí foi desafiada a organizar e executar o processo de avaliação, a partir da procura dos secretários municipais de educação que estavam diante de um problema real, de impactos nos processos de ensino e aprendizagem em decorrência da pandemia. “Uma legislação federal determinava que os municípios e estados deveriam fazer uma sondagem diagnóstica, a fim de conseguir enfrentar o déficit de aprendizagem. Assumimos o desafio, organizamos a aplicação das provas, fizemos a correção e a organização de dois relatórios: um relatório parcial foi entregue no mês de dezembro e o final no mês de março. Agora, socializamos os resultados com os professores”, explicou.
Aos profissionais, foi apresentada a plataforma Same, que reúne dados de forma interativa e comparativos, para que possam reorganizar o seu planejamento. A avaliação diagnóstica da rede municipal de Ijuí foi aplicada em novembro de 2021, para alunos do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa.
“Essa avaliação é de extrema importância, porque vai nortear todas as nossas ações e estratégias, pensando nas lacunas que temos. A pandemia repercutiu muito na área da educação. Em 19 de março de 2021, quando tivemos a suspensão das aulas, imediatamente pensamos em uma forma de manter o vínculo do aluno com a escola. Mas, por mais que houvesse um grande movimento, esforço e investimento nas redes de ensino, a presencialidade ainda é muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Tivemos 20 meses de dificuldades e prejuízos na área. Por isso é importante termos essa avaliação, para podermos traçar um plano de ação”, explicou o secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza, que participou do evento de apresentação.
O secretário parabenizou a Unijuí pelo trabalho de ter respondido não só ao município de Ijuí, mas outras redes de ensino da região. “Já sabemos, pelos resultados apresentados, que teremos que ser cirúrgicos em algumas escolas, enquanto que em outras teremos que elaborar um plano de ação para 2023, 2024. É um trabalho a longo prazo. Lembrando que precisamos ter uma atenção especial aos anos de saída, como a transição do bloco de alfabetização, 1º, 2º e 3º Anos para o 4º Ano do Ensino Fundamental, e do 9º Ano para o Ensino Médio”, reforçou Cláudio.

Acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição qualificaram seus trabalhos na disciplina de Projeto Integrador I: Ser Biológico e Social. Essa etapa foi realizada junto aos professores dos cursos com intuito de ampliar o referencial teórico, objetivos e metodologia dos projetos.
A disciplina de Projeto Integrador é um dos componentes curriculares presente desde o primeiro semestre da Graduação Mais da Unijuí. Essa é a oportunidade de os estudantes utilizarem os conteúdos vistos em outras disciplinas para desenvolver soluções para desafios reais apresentados pela comunidade.
Dessa vez, o desafio foi encaminhado pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Os estudantes tiveram que pensar formas de como contribuir para melhorar as condições de vida e saúde de diferentes grupos de trabalhadores do Cerest Missões Ijuí, considerando que ter saúde ou adoecer é o resultado das interações entre os fatores socioambientais e biológicos. Cada grupo ficou responsável por encontrar formas de otimizar o padrão de vida de uma equipe de trabalhadores.
Estiveram presentes, buscando orientar os acadêmicos, as professoras Adriane Huth, Bruna Comparsi, Eilamaria Libardoni Vieira, Marilei Uécker Pletsch e o professor Eduardo Matias dos Santos Steidl. O Cerest também se fez presente através de mentoras que ajudaram os estudantes nos projetos: Elizabete Trevisan, Luciane Sarturi Antes e Graciele Jagmin.
De acordo com a professora Eilamaria, os mentores do Cerest colaboraram na construção do projeto, trazendo a realidade da saúde dos trabalhadores que os estudantes estão analisando, para depois propor a solução do desafio. “Eles qualificam o processo pois têm experiência na área de saúde do trabalhador e auxiliam na transposição da teoria com a prática em equipes de saúde”, salienta.
Foram apresentados seis trabalhos que abordaram as seguintes profissões: agentes comunitários de saúde, motoboys, frentistas, enfermeiros, colaboradores da urgência e emergência (Samu) e técnicos em enfermagem. “A partir de agora as equipes de estudantes irão fazer um diagnóstico social e biológico para desenvolver ações de saúde pensadas no projeto recém-aprovado pela comissão”, finaliza Eilamaria.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

O Rizoma Temático desta semana foi um pouco diferente. Desta vez, o programa deixou o o estúdio da Rádio Unijuí FM e realizou o debate diretamente da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa. A feira é vista como um dos principais agentes de desenvolvimento da região, pois exerce papel de liderança, fomentando negócios, pesquisa e inovação.
A temática “Fenasoja: negócios e empreendedorismo regional” foi discutida entre os convidados: prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; presidente de honra da Fenasoja 2022, Nilson Guidolin; presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap), Lídia Linck Lagemann; e o coordenador do campus Santa Rosa da Unijuí, Marcos Paulo Scherer.
De acordo com o prefeito Anderson Mantei, a feira acontece graças à população trabalhadora santa-rosense que vem buscando realizar um evento que reflete o progresso do município. “É a dedicação de 4 anos de muitos voluntários que fizeram acontecer a feira e hoje temos uma demonstração cabal do que é e como se faz o desenvolvimento econômico”, afirmou.
A presidente da Acisap, Lídia Linck Lagemann, garantiu que desde a fundação de Santa Rosa seu povo vem agindo de forma comunitária e interativa em prol do desenvolvimento. Foi com esse intuito que meses após a emancipação que um grupo de empresários fundou a Associação. “O que estamos fazendo é nos esforçamos muito para manter esse nível, oportunizando a potencialização de empresas e criando uma espiral positiva de desenvolvimento”, destacou.
Faltando pouco mais de um mês para completar 32 anos junto ao povo santa-rosense, a Unijuí possui, a partir da educação, papel fundamental no crescimento econômico da cidade. “Nossos professores possuem dezenas de projetos de extensão e de pesquisa atuando em Santa Rosa e isso é atuar diretamente com a comunidade. Além disso, a Unijuí quer ser parceira do município em todos os projetos que conseguirmos juntos alcançar”, complementou o coordenador do campus, Marcos Paulo Scherer.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Idealizado pelo ex-atleta da seleção brasileira de voleibol, Alex Lenz Stragliotto, em parceria com a Unijuí e o Poder Executivo Municipal, o Pró-vôlei é um projeto consolidado que busca incentivar a prática esportiva tanto na sua oficina tradicional quanto nas escolas. O Projeto está na ativa desde 2009, tendo envolvido em suas atividades milhares de jovens.
“O Pró-vôlei, desde seu início, contou com a participação ativa da Unijuí, que ficou responsável pela execução técnica e financeira do Projeto, envolvendo diversos setores da Instituição. A Unijuí abraçou o projeto que desenvolvi. Foi na Universidade onde começou essa parceria fantástica”, conta Alex.
Além do estímulo ao movimento corporal e novas vivências aos jovens, a Unijuí e o Pró-vôlei se comprometeram, desde o princípio, a também capacitar acadêmicos e atuantes na área de Educação Física por meio de metodologias e experiências que vêm sendo compartilhadas entre os profissionais.
Apesar dos empecilhos impostos pela pandemia de covid-19, o Projeto deu sequência às suas atividades de forma online, com os professores que integram o Pró-vôlei enviando videoaula aos alunos. “Não paramos nesse período, mas agora estamos de volta, mais presentes, podendo conversar de perto e continuar com os treinos”, afirma o coordenador.
A previsão para 2022 é retornar com as atividades junto às escolas do município, além de continuar promovendo a inclusão por meio do esporte. “O objetivo é implantar mais núcleos em escolas e em ginásios municipais, dando sequência ao nosso projeto, que tem muito potencial para contribuir com toda a sociedade”, finaliza Alex.

Já estão abertas as inscrições para a Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí, que será realizada entre os dias 10 e 12 de maio. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/eventos.
A Semana Acadêmica contará com palestras e workshop, que buscam integrar os estudantes de ambos os cursos e agregar mais conhecimento em suas trajetórias acadêmicas. O evento destina-se aos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis, além de estudantes da área de gestão, egressos, pós-graduandos, profissionais e estudantes de outras instituições.
Não haverá cobrança de taxa, mas os participantes são convidados a colaborar com o ingresso solidário, doando alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.
Programação
Na terça-feira, dia 10, a Semana Acadêmica será aberta com a Mesa Redonda Empreendedorismo na Gestão Pública, às 19h30. Participam o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Cidade Empreendedora com DNA Empreendedor; o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin; o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; e o prefeito de Chiapetta, Éder Poth - participantes e finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
Na quarta-feira, dia 11, às 19h30, ocorre a palestra Contabilidade sem fronteiras: gestão de negócios internacionais, no Centro de Eventos, a cargo de Caroline Keidann Soschinski, graduada em Ciências Contábeis pela Unijuí e mestre em Ciências Contábeis pela FURB; Fábio Aurélio Fengler, TI na empresa ISCA Tecnologias; e Roseli Cristina Kepler, supervisora contábil da Bruning.
No mesmo horário, na sala Sala Conceito - C 6/7, será realizado o workshop Pensando Fora da Caixa com Lego Serious Play. O facilitador será Nedisson Luis Gessi, doutor em Desenvolvimento Regional e facilitador Lego® Serious Play®. A atividade é exclusiva para acadêmicos de Administração e as vagas são limitadas. Inscrições podem ser realizadas neste link.
Encerrando, no dia 12, às 19h30, no Centro de Eventos, acontece a palestra Metaverso e Inteligência Artificial e implicações na gestão. Será palestrante o professor doutor Edson Padoin, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí.
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Um dos grande diferenciais apontados à Educação a Distância (EaD) da Unijuí é a flexibilidade nos horários, o ambiente virtual interativo, de fácil aprendizado e a qualidade e atualização de materiais. Os professores altamente qualificados, são os mesmos do ensino presencial, garantindo ainda mais interação e preparação para as demandas reais do mercado de trabalho. Foram estas as características que fizeram o estudante Vinicios Franco Hoch, optar pelo Tecnólogo em Processos Gerenciais EaD, da Unijuí.
O curso estimula a atitude empreendedora, com competências tecnológicas, para gerir negócios próprios ou de terceiros, independente do segmento da empresa. Vinicios é proprietário de uma empresa de prestação de serviços, de uma franquia e ainda atua na coordenação comercial de uma rádio. “Percebo que o curso possui maleabilidade de segmento, ou seja, pode se adequar a qualquer segmento de negócio”, afirma o acadêmico do Tecnólogo em Processos Gerenciais
A rotina do estudante o fez optar pela modalidade EaD, para melhor otimização do tempo livre, com atividades que podem ser realizadas de casa, ou mesmo em intervalos menores entre atividades. “O EaD é uma forma prática e que pode se adequar a qualquer rotina pessoal ou profissional. Eu tenho muitas atividades, além de profissionais, artísticas, sou músico profissional e ainda tenho uma filha de seis anos, que precisa da minha dedicação”, explica.
Os desafios profissionais de Vinicios ainda o faz querer aprender mais. “O aprendizado constante nos oferece crescimento pessoal e, por conseguinte, profissional. Depois de formado ainda pretendo continuar estudando, além de aplicar todo o aprendizado nos negócios em que estou inserido”, finaliza o estudante.
A Unijuí conta com 14 polos EaD no Rio Grande do Sul e oferece 16 opções de cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, além de Pós-Graduação e Educação Profissional. A qualidade e o comprometimento da Universidade com o conhecimento científico, a inovação, projetos de pesquisa e extensão e a proximidade com o mercado de trabalho, de forma cada vez mais acessível. Acesse o site da Unijuí e saiba mais, o próximo ingresso acontece até o dia 3 de junho: https://www.unijui.edu.br/ead
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No dia 11 de maio, ocorre nos campi da Unijuí a segunda edição do Dia das Línguas Estrangeiras - um evento que busca evidenciar a importância de se aprender outro idioma e que proporciona a prática de diversas línguas em situações reais, em ambientes não formais, de forma espontânea, descontraída e divertida.
A programação inicia-se no canal da Unijuí no YouTube, com a transmissão do filme mexicano Por Magda, às 10h, seguido de debate com a diretora Carla Larrea Sanchez, organizado pelo Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos. No início da tarde, às 14h, os estudantes que têm interesse em saber o passo a passo para realizar estudos mundo afora podem, também através do YouTube, acompanhar um bate-papo sobre os caminhos do intercâmbio acadêmico, promovido pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI).
Às 18h50, ocorrem momentos culturais de forma simultânea nos campi. Na rodoviária do campus Ijuí, a apresentação ficará por conta do Coral Unijuí; no hall do campus Santa Rosa acontece uma apresentação da Orquestra Jovem; e em Três Passos, no hall de entrada do campus, a recepção dos estudantes ficará a cargo de Ellen Schwade e Milene Berghahn.
No canal da Unijuí no YouTube, às 19h30, o Programa Fulbright e a Capes transmitem a palestra Dialects and Culture in the USA East. Coast vs. West, com Krista Arellano e Nicole Bedoya, do programa English Teaching Assistant (ETA). Às 20h30, estudantes do Projeto de Extensão Acolher: Português como Língua de Acolhimento realizam a Roda de Conversa: migração, refúgio, língua e identidade, a fim de conversar sobre a língua espanhola ao redor do mundo.
As escolas de idiomas Yazigi, CCAA, Senac, TopWay, Hey Peppers, KNN e Wizard são apoiadoras do evento e comandarão a atividade interativa “Do you speak english?”, que será realizada no campus Ijuí. O evento conta também com ações nas salas de aula, mediadas pelos professores das disciplinas.
A Rádio Unijuí FM, juntamente com o Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU), vai estrear a série “Dicas de músicas em inglês". Nela, os professores Lucas Prauchner e Carlos Montano irão apresentar informações, curiosidades e muitas músicas.
Para os acadêmicos que quiserem avaliar seus conhecimentos em outros idiomas estará disponível também o teste de nível linguístico. Para participar, o estudante precisa acessar o link que será enviado por e-mail. Dessa forma, já estará concorrendo a uma bolsa integral no Curso de Idiomas Unijuí - EAD - Plataforma de Estudos, com 25 opções de idiomas para estudar.
Os estudantes também podem concorrer a bolsa integral no curso de idiomas participando do Quiz Premiado. Para jogar, basta acessar o QR Code disponibilizado nos materiais de divulgação do Dia das Línguas Estrangeiras na Unijuí.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí
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