Aulas teóricas acontecem de forma online, enquanto que práticas ocorrem de forma presencial; em razão do decreto Estadual, campus Três Passos tem apenas o retorno online

Esta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, marca o retorno das aulas para os acadêmicos da Unijuí – com exceção dos estudantes do curso de Medicina, que voltaram às aulas no dia 17 de fevereiro.
Para os campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi, as aulas teóricas retornaram de forma online, enquanto que estágios obrigatórios e aulas práticas acontecem de forma presencial. Nestes três municípios, a bandeira está vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. No entanto, em Três Passos, onde a bandeira encontra-se preta, as aulas retornam apenas de forma online a partir desta terça-feira.
“É importante lembrar que as decisões da Unijuí são baseadas em decretos municipais, estadual e federal. A Portaria do Ministério da Educação nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020, aponta que o retorno das Instituições de Ensino Superior ao presencial deve ocorrer a partir de 1º de março. E é com base nessa determinação que estamos trabalhando”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.
Para garantir a segurança de estudantes, professores, técnicos administrativos e de apoio, a Unijuí reforçou os protocolos de segurança e organizou um modelo de retomada que evitará a aglomeração de pessoas, garantirá o distanciamento recomendado e a segurança necessária àqueles que pertencem aos grupos de risco.
Nos campi de Ijuí e Santa Rosa, o retorno ao presencial acontece de forma escalonada: no dia 8 de março, retornam alunos do 1º ao 4º semestre; no dia 22 de março, estudantes do 5º ao 8º semestre; e no dia 5 de abril, turmas do 9º e 10º semestres. No campus Panambi, todas as aulas presenciais retornam integralmente no dia 8 de março. Em Três Passos, a mudança depende do risco epidemiológico.
“Trabalhamos exaustivamente o modelo que iríamos adotar no retorno. Inclusive, nos campi de Ijuí e Santa Rosa, onde há um número maior de estudantes, além de os acadêmicos não terem aulas presenciais todos os dias, eles retornarão de forma escalonada. Teremos, em cada noite, cerca de um terço dos estudantes presencialmente. Isso evitará aglomerações”, explicou a professora.
As disciplinas teóricas e práticas que voltarem à presencialidade deverão observar as diretrizes do Decreto 55.758, do Governo do Estado do RS, de 15 de fevereiro de 2021, que prevê o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes na sala de aula. Acadêmicos pertencentes ao grupo de risco acompanharão as aulas no formato online, mesmo que o professor esteja com os demais estudantes em sala de aula. A transmissão das aulas será feita de maneira simultânea, pelo Google Meet. Já o professor pertencente ao grupo de risco terá sua aula também no formato online.
“Vivemos um momento de incerteza quanto à pandemia. Não temos previsão de quando ela irá acabar. Por isso, estamos trabalhando para garantir a sequência das atividades da Unijuí, com toda a segurança possível. Estamos atentos e seguiremos as orientações dos governos”, reforçou a vice-reitora de Graduação.

Muitos foram afetados pela pandemia de covid-19, não apenas na área da saúde, mas também da economia. Centenas de pessoas perderam seus empregos e dezenas de postos de trabalho acabaram fechados. Como, então, superar os desafios deste cenário para se recolocar no mercado de trabalho ou para evoluir na profissão?
“A pandemia nos mostrou que devemos mudar. As pessoas devem buscar se qualificar cada vez mais, seja com cursos mais técnicos na sua área de atuação, seja com formações comportamentais e de inteligência emocional. Devemos buscar nos conhecer, nos entender e tentar melhorar as nossas atitudes e habilidades”, explicou o professor do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Daniel Baggio. O desafio deste momento é inovar e procurar inspiração em novos lugares, no relacionamento com novas pessoas. “As perguntas que ficam são: quais foram as mudanças que você realizou na sua vida e no seu trabalho ao longo dos últimos 6 meses? E quais você pretende realizar nos próximos 6 meses? Até que ponto poderá ir? Não é apenas uma questão de investir mais e novamente em formação, mas até que ponto você está disponível para qualificar-se e realmente proporcionar mudanças em sua vida pessoal, familiar e empresarial”, completou o professor.
Uma alternativa, para quem já é graduado, é investir em um curso de pós-graduação lato sensu, que possibilita a interação com outras pessoas, a troca de ideias e a construção de novos projetos de forma conjunta, o famoso networking. “Ao realizar uma pós-graduação em finanças, por exemplo, há o encontro de várias pessoas com o mesmo interesse, as quais debatem sobre oportunidades na área e, conjuntamente, podem propor algo. Obviamente que além das relações, do debate, há conhecimentos teóricos e práticos sendo fornecidos pelos professores, que estimulam o debate e a busca por inovações”, reforçou o professor, lembrando que, quando é realizado um curso de pós-graduação, há o contato com conhecimentos novos, latentes, capazes de abrir os olhos para outras alternativas.
“Muitos seguem em frente, buscam mais informações e aplicam estes conhecimentos na prática. Outros somente recebem as informações e não percebem a oportunidade, não vão mais além. Devemos buscar ir além ao máximo. Se estou cursando uma pós-graduação, preciso encontrar um nicho de conhecimento no curso que pretendo seguir e pensar a todo o momento como poderei aplicar esse conhecimento no mercado, gerando renda e competitividade. Muitos cursos de pós-graduação oferecem visitas técnicas, viagens, além do contato com pessoas importantes nas referidas disciplinas”, explicou Baggio.
A Unijuí conta com diversos cursos de pós-graduação lato sensu, em diferentes áreas, com inscrições abertas neste momento.
Para quem quer um curso na modalidade Ensino a Distância (EaD), há as opções de Marketing e Engenharia de Avaliações e Perícias.
No campus Ijuí, estão abertas as inscrições para Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Finanças e Mercado de Capitais; Saúde Mental; Controladoria e Gestão Empresarial; Urgência, Emergência e Trauma; Fisioterapia Neurofuncional; Hematologia Laboratorial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; Auditoria e Planejamento Tributário; e Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições.
Por meio do campus Três Passos, são ofertadas as especializações em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário.
Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/pos. Para mais informações, estão disponíveis o telefone 3332- 0553 e o e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Estão abertas as inscrições para Estudante Eventual no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, para os cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, até o dia 5 de março.
Ao todo, há 15 vagas disponíveis: cinco para o componente de Modelagem Matemática, cinco para a disciplina de Pensamento Computacional e outras cinco para Teoria da Probabilidade e Estatística.
As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria do Programa, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; por meio do e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou, ainda, por meio do envio da documentação, via Sedex, até o dia 5 de março.
Para inscrição, é necessário apresentar o curriculum vitae, modelo Lattes, com cópia dos comprovantes essenciais; requerimento de inscrição – cujo formulário está disponível no site e na Secretaria do Programa; cópia do diploma e histórico da graduação, autenticados, para candidatos a vagas de disciplinas no curso de Mestrado; ou cópia do diploma e histórico da graduação e Mestrado, autenticados, para candidatos a vagas de disciplinas no curso de Doutorado. Solicita-se, ainda, cópias do CPF, da carteira de identidade, certidão de nascimento/casamento e uma foto recente 3x4.
O edital, com todas as informações, está disponível neste link. Mais informações pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou pelos telefones 3332 0200 - Ramal 3408 ou 3332 0205.

No dia 12 de fevereiro, o Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) da Unijuí, juntamente com a Central de Atendimento ao Estudante (CAE), deu início ao Ciclo de Formação 2021 aos funcionários da Central.
Neste primeiro momento, o NDH abordou temas como trabalho em equipe, adaptabilidade às mudanças, pertencimento e resiliência. O encontro contemplou, também, a troca de experiência dos profissionais, referente às mudanças recentes que a Instituição passou.
Nos próximos encontros, serão trabalhados assuntos de conhecimento técnico, onde estes profissionais receberão o treinamento adequado para a execução e entrega das atividades.

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O coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí, professor Maiquel Wermuth, participou, nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, da revista eletrônica Link CNJ, do Conselho Nacional de Justiça.
Apresentada por Guilherme Menezes e contando com a participação do desembargador e presidente da Comissão de Inovação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Ricardo Pippi Schmidt, a revista abordou, nesta edição, como a linguagem, os ritos e símbolos adotados por operadores do Direito podem se transformar em barreiras para o acesso à Justiça. O chamado “juridiquês” – aquele vocabulário excessivo, rebuscado, cheio de citações em latim – é uma linguagem hermética, que poucas pessoas entendem. E, por isso, impedem que a maioria das pessoas entendam uma petição, uma sentença, um contrato ou outro texto jurídico qualquer.
Para conferir o Link CNJ na íntegra, basta acessar este link.
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Na próxima quarta-feira, dia 24 de fevereiro, encerra-se o período de inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, para ingresso neste primeiro semestre.
A seleção complementar prevê 15 vagas para o curso de Mestrado e 5 vagas para o Doutorado, conforme consta no edital, disponível neste link.
A Modelagem Matemática e Computacional é uma área científica que usa amplamente a matemática e a computação científica e está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais para a elaboração de modelos matemáticos buscando soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí tem como principal objetivo a utilização da modelagem matemática como temática fundamental em suas dissertações e teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.
Interessados podem optar por uma das três linhas de pesquisa: Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas; e Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados.
O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado é composto por duas etapas: análise do currículo do candidato em conjunto com Memorial Descritivo e entrevista. Já a seleção do doutorado prevê análise do currículo do candidato em conjunto com o projeto de pesquisa e entrevista.
Mais informações pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou pelos telefones 3332-0200 - Ramal 3408 e 3332-0205. Inscrições podem ser realizadas neste link.

Lideranças do município de Chiapetta foram recebidas na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, na última quarta-feira, dia 17 de fevereiro. Mais do que conhecer a Universidade, o grupo conversou sobre a possibilidade de renovar a parceria com a Incubadora, para o desenvolvimento de ações ligadas ao empreendedorismo e à inovação.
“Nós já éramos parceiros do município de Chiapetta. Nos últimos dois anos, trabalhamos no planejamento e na implantação de uma incubadora municipal, a Inovachi. Agora, prospectamos algumas possibilidades de parcerias para 2021”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, reforçando que um possível convênio será estudado pelo grupo.
Além de conhecer a infraestrutura e o funcionamento da Incubadora, as lideranças também visitaram o Hospital Veterinário, conheceram os serviços e possibilidades de convênio, passaram pelo prédio da Unijuí Saúde – Complexo 2 e visitaram o Centro de Criatividade em Cidades Inteligentes. A visita foi conduzida pela responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade, Graciele da Rosa Bertoldo.
Participaram da agenda o prefeito Éder Luís Both, o vice Jorge Rochinheski, o vereador João Carlos Antenoff e o consultor Jardel Dallabrida.
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O primeiro Rizoma Temático de 2021 foi ao ar na manhã desta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, pela Unijuí FM, com um tema que está ainda mais em evidência durante a pandemia de covid-19: a dependência química na sociedade atual. A discussão antecede o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, que transcorre neste sábado, dia 20 de fevereiro.
Para participar desta discussão, transmitida ao vivo pelo Facebook da Unijuí e da Unijuí FM, foram convidadas três profissionais: a médica psiquiatra e professora de Medicina da Unijuí, Caroline Tissot; a professora do curso de Psicologia da Unijuí, Carolina Gross; e a enfermeira coordenadora da Unidade de Dependência Química do Hospital Bom Pastor, Luciane Mucelini.
“Infelizmente, enquanto instituição, temos percebido que ocorreu um aumento no uso abusivo de substâncias psicoativas durante a pandemia. Esse aumento se reflete mais em adolescentes, homens, do que em mulheres. E não apenas aqui, em Ijuí. Em conversa com outros profissionais, percebemos que essa é a mesma realidade de outras instituições”, destacou Luciane, lembrando que o papel do Hospital Bom Pastor é oferecer recursos e ferramentas para que o sujeito se recupere, se fortaleça e retorne ao seu ambiente, à sociedade. “É importante trabalhar com uma equipe multidisciplinar para que este sujeito olhe para todas as esferas da sua vida e encontre onde está o gatilho, o problema que o fez utilizar alguma substância”, completou.
Como explica a professora Carolina Gross, num primeiro momento, o uso de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas, pesa confortavelmente e ameniza o sofrimento vivido. No entanto, o uso constante acaba cobrando um preço alto do usuário. “O sujeito acaba se retirando do convívio social, de vínculos familiares e de amizade, ao invés de fazer frente àquilo que produz o sofrimento. Hoje estamos vivendo uma situação difícil, de isolamento, e as pessoas estão fragilizadas, vulneráveis para desenvolver o uso abusivo de alguma substância. Mas é importante lembrar que essa pessoa, que se perde nesse uso, tem na base um sofrimento. Ela está buscando um prazer, que se torna mais um problema.”
Médica psiquiátrica e professora do curso de Medicina da Unijuí, Caroline Tissot lembra que os tratamentos avançaram muito nas últimas décadas. No entanto, tão importante quanto uma nova medicação, é poder contar com uma equipe multidisciplinar no tratamento e, principalmente, com o apoio da família e de amigos. “É importante que esse usuário perceba que conta com o suporte de uma rede”, reforçou.
Confira o debate completo no podcast abaixo:

Foto produzida antes da pandemia
Se você tem um guarda-chuva guardado, e não sabe onde colocar, saiba que você pode destiná-lo a um projeto que busca reutilizá-lo em outros materiais. Trata-se do Guarda-Chuva do Bem, iniciativa desenvolvida desde 2019 pela Unijuí, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (Itecsol), Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Assessoria de Marketing.
Novos produtos surgem a partir de guarda-chuvas e sombrinhas descartados da seguinte forma: o pano é direcionado às artesãs da Feconsol, que confeccionam diferentes itens, como bolsas. Já a estrutura metálica é encaminhada aos recicladores da Associação de Catadores de Materiais Reciclados de Ijuí (Acata) e da Associação de Recicladores da Linha 6. O descarte, portanto, não só garante um destino adequado aos guarda-chuvas usados, como também gera renda e trabalho às pessoas envolvidas com artesanato e reciclagem.
Para participar, basta deixar o material em um dos pontos de coleta, no Campus Ijuí: nas duas paradas de ônibus ou no hall da entrada do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques.

O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Naai) da Unijuí também sofreu mudanças neste ano. A partir de agora, ele passa a se chamar Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai), estando ligado ao Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), mais uma das novidades da Instituição para 2021. Com a reformulação, o setor abre espaço para realização de um trabalho mais efetivo com os cursos, por meio de seus projetos de extensão, práticas e estágios.
“De maneira geral, o Saai desenvolve ações para a inclusão e a acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, seja na acessibilidade do meio físico e infraestrutura; acessibilidade pedagógica e atitudinal; curricular de Comunicação ou tecnológica. Ele está estruturado por meio de programas que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem. A intenção é que estas estratégias gerem benefícios para a Instituição, trazendo, como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria da qualidade do ensino da Universidade”, explicou a coordenadora do setor, professora Marta Borgmann.
O Saai oferece avaliação e acompanhamento psicológico e pedagógico por meio de sessões individuais aos estudantes com necessidades educativas especiais. Presta atendimento educacional especializado; realiza formações continuadas e oferece orientação profissional, além de programas, oficinas e seminários.
O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional é voltado a acadêmicos ou funcionários que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais e deficiências.
Conforme explica Marta Borgmann, os programas do Saai visam estruturar ações para cada sujeito: aos docentes, as ações acontecem de forma a orientá-los acerca das possíveis especificidades apresentadas pelos estudantes, além de acompanhá-los no processo de adaptações e/ou reorganizações curriculares e avaliativas. Aos técnicos administrativos e de apoio, o acompanhamento se dá no sentido de tornar o espaço Institucional acessível, especialmente nas esferas de mobilidade, atitudinais e de comunicação. Aos discentes, o objetivo é acompanhá-los em suas dificuldades de ordem física, emocional ou cognitiva, bem como orientá-los na sua escolha profissional, coletando dados específicos para criar estratégias de resolução de problemas referente à evasão.
Quem sente a necessidade, pode procurar os serviços do setor, que também recebe encaminhamentos dos professores e coordenadores de cursos. A equipe é integrada por uma educadora especial, pedagoga - que desenvolve trabalho de agente educacional, instrutor surdo, seis intérpretes, psicóloga e assistente social.
Para mais informações e contato, o telefone é 3332 0200 - ramais 2023 e 2024.
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