
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou, nesta quinta-feira, 26 de setembro, a apresentação de trabalhos do “Seminário História e Memória do Museu Antropológico Diretor Pestana”. A atividade integrou a programação do Salão do Conhecimento e reuniu pesquisadores, a comunidade acadêmica da Unijuí, além de estudantes do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), que puderam conhecer um pouco de cada trabalho apresentado.
O seminário teve o objetivo de reunir trabalhos, que envolviam a produção de pesquisa a partir do acervo do Madp, destacando, assim, o material que está à disposição no local para a comunidade e para pesquisadores. Uma das pesquisadoras, que apresentou o trabalho “Histórias, Memória, Esquecimento e Reflexões”, foi a estudante graduada pela Unijuí, Júlia Minetto. Segundo ela, a iniciativa foi inovadora, pois a oportunidade de trocar conhecimento e apresentar o que vem pesquisando foi ótima.
Além deste trabalho, também foi apresentado o artigo com título “Museus como agentes de Transformação Social: a Exposição”, organizado pelo designer e colaborador do Madp, Fabrício de Souza, e pelas psicólogas Andressa da Silva Dias e Márcia Baiocchi do Amaral.
“Temos que destacar a importância do primeiro seminário realizado pelo Museu, dentro do Salão do Conhecimento, que demonstra a relação entre todas as mantidas da Fidene para também valorizar a pesquisa. Esse seminário tem importância, também, para estimular o estudo em história, e valorizar o papel que o Museu tem de resgatar a história da região, das pessoas, instituições, e poder relacionar isso para a geração do conhecimento como um todo”, ressalta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
O vice-reitor também salienta que o acervo do Museu precisa ser valorizado. “É um espaço que é muito utilizado, não somente a nível regional, mas também de outras partes do Brasil e do mundo, uma vez que possibilita pesquisas on-line. Temos que parabenizar a todos pela organização e pela iniciativa de dar este destaque a este local tão importante”, completa.
Além do vice-reitor, também participaram do evento a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, a presidente da Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana (AAMADP), Vivian Stroschein, funcionários do Museu, e membros da comunidade.

Bruna Penno Nogueira, do CEAP, conquistou o 1º lugar nas duas competições
Na tarde desta quinta-feira, 26 de setembro, a Unijuí, por meio do projeto de extensão "AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais”, realizou a premiação da 3ª Competição MathGo e da 2ª Competição PortGo. As competições foram abertas no mês de julho e encerradas no dia 15 de agosto, envolvendo estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Ijuí e região.
“Os estudantes tiveram um mês, incluindo o recesso letivo, para jogar. E felizmente, conseguimos abranger mais escolas nesta edição, atingindo o nosso objetivo, que é motivar os alunos a utilizarem os aplicativos para aprender português e matemática de uma forma mais divertida”, destacou uma das professoras que participa do projeto, Barbara Gündel.
Em ambas as competições, Bruna Penno Nogueira, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), conquistou os primeiros lugares. Na Competição MathGo, ficou em segundo lugar Gustavo Rodrigues Sost, do Colégio Estadual Modelo, e em terceiro lugar Arthur de Ataides da Silva, do IMEAB. Na Competição PortGo, Arthur conquistou a segunda posição, enquanto que Ludimila Bilibio Pinto Przylinski, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santana, a terceira.
Os primeiros lugares receberam smartphones e os segundos colocados Alexas. Já a escola que mais pontuou foi o Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), nas duas competições, recebendo dois notebooks.
Durante a premiação, uma das professoras que atua no projeto, Taíse Neves Possani, agradeceu aos professores por estarem colocando os aplicativos em seus planejamentos, estimulando o uso da tecnologia como forma de complementar os estudos em duas áreas tão importantes. Os resultados têm sido tão positivos que, no próximo ano, como anunciou a professora Patrícia Carolina Pedrali, será lançado o FisiGo, para estudo da física.
“É muito gratificante ver os resultados deste projeto que envolve não só os professores da Unijuí, mas também os educadores das escolas na elaboração das questões. Por meio dele, incentivamos que os estudantes utilizem seus smartphones e computadores para aprender e desenvolver novas competências em duas áreas bastante importantes, onde muitos alunos têm dificuldades. Queremos, cada vez mais, ver os professores e estudantes utilizando essas ferramentas em sala de aula, como parte de suas disciplinas”, destacou o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin.

Os campi de Ijuí e Santa Rosa da Unijuí receberam, nesta quarta-feira, 25 de setembro, a roda de conversa “Atuação Multiprofissional na Atenção Básica”. A atividade integra o Salão do Conhecimento, e contou com a participação de estudantes e profissionais residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Unijuí, que é organizado em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).
A roda de conversa consistiu em uma apresentação da residência médica, feita pelos residentes convidados, um de cada área de abrangência (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social), que relataram os desafios, vivência, campos de atuação e outros detalhes referentes à formação. Em Ijuí, no Centro de Eventos, três residentes participaram da atividade, enquanto que em Santa Rosa, na sala Coworking, quatro fizeram as suas apresentações.
“A roda de conversa buscou compartilhar com acadêmicos que estão participando do Salão do Conhecimento sobre como é a vivência na prática da Atenção Primária, com a participação de profissionais que atuam nestes espaços”, comenta a professora Marilei Uécker Pletsch, uma das organizadoras da atividade. “Estamos muito felizes de ter a sala cheia e mostrar a vivência que temos com a Residência, em Santa Rosa”, completa.
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No mês de setembro é celebrado o Setembro Amarelo, campanha voltada para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, que busca também reforçar a importância do cuidado com a saúde mental. Preocupada com o bem-estar da comunidade acadêmica, a Unijuí oferece espaços de apoio com serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento psicológico e pedagógico.
Através do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI) da Unijuí, os estudantes e professores contam o serviço de Psicologia Educacional, conforme explica a psicóloga do Saai, Solange Schorn. “A vida universitária pode desencadear pressões emocionais consideráveis que impactam no processo de ensino e aprendizagem. Nosso papel é propiciar formas para promover uma melhora no bem-estar desses sujeitos. Nesse sentido, o Saai oferece por meio da Psicologia Educacional, escuta, acolhimento e compreensão do sofrimento psíquico”.
Como um lugar de promoção da saúde mental, o trabalho é voltado à acolher e amparar estudantes e professores em suas questões emocionais, psicológicas ou pedagógicas. “O atendimento ocorre na forma de acolhimento, em um processo breve e focal, que se configura em um espaço seguro, pautado no respeito, na confidencialidade e no compromisso social da profissão. O processo de acolhimento envolve quatro encontros, proporcionando momentos reflexivos sobre os vários aspectos em relação à aprendizagem, às dificuldades de adaptação ao contexto universitário, de convivência, de relacionamentos e estratégias de estudo, ansiedades, medos e inseguranças”, explica Solange.
Os estudantes são atendidos mediante busca espontânea ou encaminhamentos feitos pelos coordenadores, professores e outros setores da Universidade, acolhendo questões que ultrapassam os trâmites administrativos e que revelam situações subjetivas de dificuldades pessoais e sofrimento que interferem no rendimento acadêmico.
Os atendimentos são realizados através de atendimento prévio, de acordo com a ordem de solicitações de inscrições e horários disponíveis pelo setor. Para solicitar o atendimento, o interessado deve enviar um e-mail para psicologia.educacional@unijui.edu.br e/ou naai@unijui.edu.br – e realizados de modo presencial ou on-line.
A psicóloga do Saai pontuou ainda que, com o aumento da demanda por esse serviço, novos projetos estão sendo pensados com o objetivo de ampliar as possibilidades de intervenção e acompanhamento que favoreçam a formação pessoal/profissional e fortaleçam o sentimento de pertencimento institucional.
No dia 29 de setembro, a partir das 14h, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizará mais uma edição do Domingo no Museu, desta vez, dentro da programação da 18ª Primavera dos Museus. O evento terá início às 14h, com entrada gratuita e diversas atividades.
A 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), traz um tema fundamental e atual: “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. Este evento, que ocorre de 23 a 29 de setembro, destaca o papel vital dos museus na promoção do acesso e da inclusão social, reafirmando que a cultura deve ser um espaço para todos, independentemente das condições físicas, sensoriais ou cognitivas.
Os museus têm a responsabilidade de serem reflexos da sociedade e, ao adotarem a acessibilidade como um princípio central, eles se tornam locais onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Através da inclusão, os museus não apenas ampliam seu público, mas também enriquecem suas coleções e narrativas, tornando-as mais representativas da diversidade da população.
Neste Domingo no Museu, que contará com mediação em Libras, garantindo acessibilidade a todos os participantes, a programação contará com a inauguração da exposição coletiva “Expressões da Diversidade”, focada na inclusão e na acessibilidade. A mostra reúne produções artísticas de grupos da APAE e da Rede de Atenção Psicossocial, refletindo diferentes formas de expressão cultural e ressaltando a importância da inclusão.
Também será compartilhado o projeto “A Turma do Pão por Deus está fazendo novos amigos”, idealizado pelas autoras Maria Eli Braga Mannrich e Márcia Campos, que visa promover a educação e a cultura inclusiva, valorizando a diversidade. Através das histórias de Jude, uma criança com autismo, e Cecília, uma criança com albinismo, o projeto sensibiliza e educa sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.
A partir das 15h, ocorrerão as apresentações das Vozes da Diversidade, com o Grupo Aprendendo a Viver – CAPS ad II; Grupo de Música - CAPS Colmeia; Banda Instrumental - APAE; e Musicalizando para a Vida - Turma de extensão da Escola Independência. Essas apresentações têm como objetivo valorizar a diversidade das vozes e experiências desses grupos, destacando o potencial transformador da arte e da cultura na promoção da inclusão.
Durante o evento, também ocorrerá a Feira da Primavera, com bancas de grupos da comunidade local. A feira visa valorizar o trabalho, a criatividade e a cultura de diferentes grupos, contribuindo para o fortalecimento da identidade comunitária e geração de renda. A participação na feira acontecerá mediante inscrição até esta quinta-feira, neste link.

Como parte da programação do Salão do Conhecimento 2024, a Unijuí promoveu nesta quarta-feira, 25 de setembro, o 5º Seminário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de forma on-line. As atividades do Salão tiveram início pela manhã, com a realização de uma oficina sobre “Validação de escalas psicométricas” e de uma palestra com o tema “Vigilância epidemiológica e genômica de vírus patogênicos”.
O Seminário dos PPGs, conforme destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, trouxe a temática das mudanças climáticas e os eventos que recentemente assolaram o Rio Grande do Sul e o País. “O nosso objetivo, por meio deste seminário, foi fazer uma discussão sobre estes fenômenos climáticos a partir dos nossos seis Programas de Pós-Graduação. Nossos professores conduziram um debate aberto, permitindo que todos pudessem participar”, destacou o vice-reitor.
Os programas se dividiram em pares para a condução dos painéis. Os PPGs em Direito e Educação nas Ciências, por exemplo, foram os primeiros a explorar a temática central a partir do tema “Direitos ecológicos intergeracionais como tarefa para garantir direitos futuros: análises necessárias no pós-colapso ambiental no Rio Grande do Sul”. Na sequência, ainda à tarde, os PPGs em Modelagem Matemática e Computacional e Atenção Integral à Saúde trabalharam a “Modelagem Estatística aplicada na Saúde Ambiental: promoção da qualidade de vida”.
Para fechar, à noite, os PPGs em Desenvolvimento Regional e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade trabalharam a partir do tema “Desenvolvimento e sustentabilidade à luz das mudanças climáticas e biomas”.
Para conferir as discussões, acesse os links da tarde e da noite.
O Balcão do Consumidor, Projeto de Extensão do curso de Direito da Unijuí e o Procon de Ijuí realizarão, nesta quinta-feira, 26 de setembro, mais uma ação de orientação na Praça da República, em Ijuí. A atividade tem como objetivo divulgar o novo local de atendimento de ambos os serviços, que está ocorrendo junto ao Escritório Modelo da Unijuí, localizado na Sede da Fidene, enquanto o prédio do Procon passa por reformas.
A ação será realizada das 8h30 às 11h30, na Praça da República, em diagonal com a Prefeitura, onde será divulgado o horário de atendimento neste novo local, além de tirar as dúvidas da população sobre os serviços ofertados no Balcão.
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Na tarde de ontem, 23 de setembro, a Editora Unijuí realizou o lançamento coletivo de diversas obras publicadas em 2024 como parte da programação do Salão do Conhecimento. O evento aconteceu no Centro de Eventos da Universidade, no Campus Ijuí, com a presença dos autores dos livros, de forma presencial e on-line, e de autoridades, a exemplo do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e editor-chefe da Editora Unijuí, professor doutor Daniel Baggio, e da coordenadora administrativa da Editora Unijuí, professora doutora Márcia Almeida.
Em seu discurso de abertura, o vice-reitor e editor-chefe da Editora Unijuí, professor Daniel Baggio, ressaltou a satisfação na realização do evento, quando foram lançadas 12 obras, e chamou a atenção para um fato importante: “dentro desses 12 livros, estamos contando com quatro autores externos à universidade. A editora tem o papel de trazer conhecimentos produzidos na Unijuí, mas também de autores externos, e nos alegra muito termos autores que estão em outras instituições, outros Estados, que continuam, de alguma forma, dedicando seu tempo e levando a Unijuí consigo”.
O evento foi aberto ao público e proporcionou, além de visibilidade às obras e aos autores, o debate sobre temas atuais e relevantes, como direitos humanos, educação, cooperativismo e políticas sociais. Também foi, segundo a professora doutora Márcia Almeida, uma oportunidade para fortalecer a presença da marca Editora Unijuí no cenário editorial universitário, “demonstrando seu compromisso com a disseminação do saber e sua contribuição ao debate acadêmico e social”.
Confira os títulos lançados que fizeram parte do evento:
“A Formação da Esquerda no Brasil” – 2ª Edição
Eliezer Pacheco
“Mudanças Curriculares na Formação Universitária dos Estudantes de Educação Física”
Reiner Hildebrandt-Stramann (Org.), Marli Hatje, Luciana Erina Palma, Daniele Rorato Sagrillo, Ariane Corrêa Pacheco, Márcia Morschbacher, Maria Cecília da Silva Camargo e Phillip Ilha
“Direitos Humanos e Vulnerabilidades Sociais: os Impactos Emergenciais do Neoliberalismo na Sociedade Atual”
Aline Michele Pedron Leves, Elenise Felzke Schonardie e Gilmar Antonio Bedin
“Gestão de Cooperativas: Abordagens e Temas Emergentes”
Ariosto Sparemberger, Nelson José Thesing e Pedro Luís Büttenbender
“Saberes Plurais”
Eduarda Virginia Burckardt e Maristela Cristiane Heck
“Direitos Humanos e Democracia: Anuário do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIJUÍ – 2024”
Daniel Rubens Cenci, Joice Graciele Nielsson e Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth
“Vivências e Experiências 2023”
Caroline Daiane Radüns
“Vida, Vivência e Experiência de Professores (As) de Educação Física: os Processos de Formação, a Prática Profissional e Estudos Sobre o Flow”
Gabriele Maidano Roveda, Luis Eugênio Martiny, Robson Machado Borges e Rosalvo Luis Sawitzki
“Sistematização de Experiências nas Ações de Extensão Rural e Universitária”
Adilson Roberto Bellé, Alisson Vicente Zarnott, Janaina Betto, Juliana de Almeida Costa, Pedro Selvino Neumann e Vinicius Piccin Dalbianco
“Aprimorando a Prática Hematológica: Guia de Padronização”
Matias Nunes Frizzo, Pauline Brendler Goettems Fiorin e Vítor Antunes de Oliveira
“Manual de educação antirracista: proposta para o currículo de química”
Anna Canavarro Benite, Gustavo Augusto Assis Faustino, Narysson Jonas Rodrigues Camargo e Regina Nobre Vargas
“Santana: história e cultura Polonesa em Ijuí”
Marli Meiger Siekierski e Danilo Lazzarotto (in memoriam)
Por Krislaine Baiotto e Luiza Ribeiro da Rosa, acadêmicas de Jornalismo da Unijuí
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O segundo dia do Salão do Conhecimento da Unijuí, realizado nesta terça-feira, 24 de setembro, foi marcado pela apresentação de trabalhos. Nos turnos da manhã e tarde, os bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica, socializam os resultados de mais de 110 trabalhos em diferentes áreas do conhecimento. A apresentação ocorreu no formato híbrido, sendo presencial no campus Ijuí e on-line para os acadêmicos dos demais campi.
Ana Laura Trada, acadêmica do 6º semestre do curso de Medicina Veterinária, apresentou um trabalho pela primeira vez no Salão do Conhecimento como bolsista da Universidade. “Quando começamos a trabalhar com a iniciação científica queremos, em prol da ciência, buscar mais resultados e novidades, o que nos faz pesquisar a fundo sobre determinado tema. Então, essa foi uma experiência nova e interessante que certamente vai me proporcionar mais confiança para as próximas apresentações e para os desafios da profissão”, contou.
A formanda Laura Andrea de Morais Alves, do 10º semestre do curso de Psicologia, apresentou sua pesquisa como bolsista e está aproveitando todos os eventos do Salão em sua última participação como estudante da graduação. “Eu que estudo Psicologia desenvolvi uma pesquisa voltada à Educação, algo diferente da minha rotina, e isso foi interessante. Ser bolsista de iniciação científica foi um momento importante na minha graduação e essa foi, sem dúvidas, uma ótima oportunidade para que eu pudesse me envolver com a pesquisa”, destacou.
Além disso, a programação prevê para esta terça-feira à noite, no formato on-line, a apresentação dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) - Jornada de Extensão e da Jornada de Pesquisa. A relação dos trabalhos e o link de acesso às salas de videoconferência podem ser acessados clicando aqui.
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Tendo em vista o período eleitoral, a reitoria da Unijuí recebeu, na última semana, por ordem de agendamento, as coligações que concorrem à Prefeitura de Ijuí. As visitas foram feitas de forma exclusiva à direção da Instituição para tratar de assuntos de ordem político-partidária, sendo proibidas visitas às salas de aula e setores administrativos. Além disso, a panfletagem nos espaços institucionais também não foi permitida, em consonância com a Resolução do Conselho Diretor da Fidene nº 26/2022.
Na quarta-feira, 18 de setembro, ocorreu a visita da Coligação “Frente Popular Trabalhista”, liderada pelo candidato a prefeito Adalberto Noronha (Beto) e composta pelos partidos PDT e Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT/PCdoB/PV). Na quinta-feira, 19 de setembro, foi recebida a coligação “Todos cooperam para o bem”, com o candidato a prefeito Andrei Cossetin e composta pelos partidos PP, Republicanos, MDB, PL, União, PSD e Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania).
Durante as reuniões, foi possível dialogar com os candidatos, bem como ouvir as propostas de trabalho para a próxima gestão. Ao final das visitas, a reitoria entregou, para ambos candidatos, uma carta do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que pede apoio para a defesa de uma política específica para as Universidades Comunitárias.
Para o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, as agendas propostas pela Universidade visam respeitar a democracia. “A Unijuí tem a característica inerente de preservar os valores democráticos, por isso recebemos as coligações e ouvimos suas propostas. Um fato que merece ser destacado é que houve interesse manifestado pelas duas coligações em apoiar a Unijuí em prol do desenvolvimento da comunidade como um todo. Isso nos alegra muito e percebemos que seremos bem recebidos com as nossas demandas", destacou.
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