
Promovida pela Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – Abruc, ocorreu nesta quinta-feira, 3, em Brasília, a 49ª Assembleia Geral Ordinária, precedida de uma série de atividades alusivas à comemoração de uma década da Lei das Comunitárias Brasileiras. O evento, realizado a partir do tema “Lei 12.881/13, um legado educativo, social e econômico para o Brasil“, reuniu reitores de todo o território nacional, autoridades políticas e empresariais e entidades de classe. Participou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.
Na programação, a Sessão Solene de Homenagens e entregas do Mérito Educação Comunitária congratulou personalidades públicas que se destacaram no apoio e fomento às Comunitárias, além da Conferência Magna com o ministro da Educação, Camilo Santana, prestação de contas do Exercício Fiscal e Contábil 2022 da associação; conferência com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e o dispositivo temático sobre Ambientes de Inovação, Ciência e Tecnologia como oportunidades de fomento às Universidades Comunitárias Brasileiras.
O presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung e reitor da Unisc, professor Rafael Frederico Henn, representou as 14 Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul no evento. Acompanhado da equipe diretiva do Comung, reitores Bernadete Dalmolin, Cátia Maria Nehring e Cleber Prodanov, o presidente agradeceu à Diretoria da Abruc pelo excelente trabalho realizado em nível nacional na defesa das instituições comunitárias, afirmando o compromisso do Comung e o seu papel com o modelo comunitário, que tanto contribui para o desenvolvimento das regiões e também do país.
O que é uma universidade comunitária?
As Universidades ou Instituições Comunitárias de Educação Superior caracterizam-se por não possuírem fins lucrativos, ou seja, todos os resultados obtidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão são reinvestidos na própria universidade ou atividade educacional.
As Instituições de Ensino Comunitárias, criadas pela sociedade civil e pelo poder público local, são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa; são autênticas instituições públicas não estatais, regulamentadas no Brasil no ano de 2013. O modelo de instituição foi idealizado na década de 1950, mas teve o ápice de sua propagação na década de 1980.
Como a comunidade é beneficiada?
Todos os recursos adquiridos com o pagamento de mensalidades ou outras arrecadações de parcerias, editais ou convênios, são reinvestidos na própria Universidade. O que as diferencia dos demais modelos é que, por não serem públicas e nem privadas, não possuem um proprietário. Seu modelo-fim é promover atividades permanentes de ensino, pesquisa e extensão, com vistas ao desenvolvimento das regiões onde estão inseridas, através da oferta de serviços, como, por exemplo, assistência judiciária e de saúde, gratuitos.
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Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes para a Casa Estudantil da Unijuí - a Unicasa. Neste edital, disponível aqui, podem concorrer estudantes de cursos presenciais de graduação do campus Ijuí. Ao todo estão sendo disponibilizadas oito vagas, sendo três para estudantes do sexo feminino e cinco para o sexo masculino.
Entre os pré-requisitos estão residir em Ijuí e não possuir curso universitário em nível de graduação. As inscrições podem ser feitas de 3 a 9 de agosto, de forma online por meio do preenchimento do formulário disponível no edital. É necessário apresentar documento com foto e certidões negativas criminais e cíveis, que também estão no edital. O resultado será divulgado no dia 10 de agosto.
Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante (CAE), pelo telefone e WhatsApp 3332-0200.

Já pensou em falar outro idioma além do português? Atualmente, falar uma segunda língua é essencial para o crescimento acadêmico e profissional. Isso porque com a internacionalização do mercado de trabalho, dominar uma língua estrangeira tornou-se pré-requisito para contratações.
Segundo a English Teaching Assistant (ETA) da Unijuí, Analee Davis, vinda dos Estados Unidos, falar mais de um idioma traz inúmeros benefícios. “Você pode viajar para mais países, conhecer pessoas, ler mais textos, a lista é infinita. A nível linguístico e neurológico, é importante porque te torna uma pessoa mais organizada e capaz de se concentrar em mais de uma coisa ao mesmo tempo. É incrível o que falar mais de um idioma faz pelo seu crescimento pessoal e pela sua inteligência”, destacou.
Aos acadêmicos, Analee frisa que falar outros idiomas facilita a realização de intercâmbios. “Basta falar mais um idioma, especialmente um que é usado em vários países e contextos, que muitas portas se abrem permitindo que você explore lugares, experiências e culturas que você não conseguiria conhecendo apenas um idioma”.
Para quem está pensando em estudar outras línguas, a dica é não ter medo de errar. “Eu diria para começar hoje e não ter medo de errar. Cometi erros todos os dias nas minhas primeiras línguas. Saber mais um idioma é motivo suficiente para não se sentir menos; você já está se saindo melhor do que muita gente no mundo, e só se aprende errando”, finalizou Analee.
Na Unijuí você encontra cursos de Inglês, em diferentes níveis, e de outros idiomas voltados para estudantes, egressos, professores e colaboradores da Universidade, por meio da Altíssia, plataforma de estudos online, que disponibiliza o ensino de até 25 idiomas. Clique aqui e saiba mais.

Entre os meses de maio e julho alunos de toda a região participaram das competições MathGo e PortGo, promovidas pelo Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais da Unijuí em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa e da 17ª e 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Ao todo, foram 1214 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio, envolvidos na 2ª edição do MathGo e da 1ª edição do PortGo, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências em matemática e português de forma diferente, por meio de jogos, oportunizando uma abordagem desafiadora.
A primeira etapa ocorreu entre os dias 23 de maio e 30 de junho e a final entre os dias 1º a 31 de julho, ambas online. Para a realização dos desafios foram utilizados aplicativos. “Os dois aplicativos foram desenvolvidos e estão sendo qualificados por professores e acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Design, Matemática e Letras da Unijuí e professores das escolas de Ensino Fundamental e Médio”, conta o professor do projeto AppGo, Edson Padoin.
No PortGo, Arthur de Ataides da Silva, do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), ficou em primeiro lugar; Letícia Soares e Gabriel Kowaleski da Silva, ambos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente; e Henrique Mello, do Imeab, em 4º lugar.
Já no ranking das escolas, o Imeab foi o educandário com maior pontuação no PortGo, seguido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros, Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tomé de Souza.
No MathGo, Bruna Nogueira e Rafaela Schneider, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), em 1º e 2º lugar, respectivamente. Arthur de Ataides da Silva, do Imeab em 3º e em 4º lugar, Maria Victória Campos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros.
O Ceap foi o colégio com maior pontuação obtida na competição de matemática. Em segundo lugar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros, seguida do Imeab, Escola Municipal de Ensino Fundamental Deolinda Barufaldi e a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Gaklik.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 10 de agosto, na Unijuí. O aluno com maior pontuação receberá um celular Samsung Galaxy A23 e a escola com a maior pontuação receberá um notebook Samsung Book Intel.

A Unijuí está ofertando a 2ª edição da Formação em Terapia Floral, que abordará detalhes técnicos de preparo de produtos com essências florais, bem como cuidados específicos, além de seis sistemas florais, toda a anamnese e abordagens terapêuticas. O curso será realizado de forma híbrida, a partir de 29 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo site, até 16 de setembro.
A Formação em Terapia Floral é destinada aos profissionais e estudantes da área da saúde, mas também, para pessoas com ensino médio completo, que desejam conhecer ou atuar como profissionais da Terapia Floral. Além disso, a política Estadual do Rio Grande do Sul, prevê esta técnica como Prática Integrativa e Complementar desde 2013, o que gera uma demanda por profissionais da saúde capacitados nesta área na Saúde Pública.
O curso tem carga horária de 180 horas de aula, com mentoria online, estudos de casos e prática terapêutica, e encontros presenciais no campus Ijuí, conforme cronograma de estudos. As aulas online serão realizadas das 18h30 às 22h30, e as aulas presenciais, das 14h às 18h e das 18h30 às 22h30.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

A Unijuí é apoiadora do XXV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen) o evento será realizado de forma presencial entre os dias 29 e 31 de outubro, na cidade de Campinas, em São Paulo. O Braspen é um encontro direcionado aos estudantes e profissionais da área da saúde.
Nesta edição serão abordados temas importantes como sustentabilidade e inovação tecnológica, com foco na terapia intensiva, oncologia, pediatria, obesidade, envelhecimento, doenças crônicas, entre outros. Por meio das temáticas centrais, também serão discutidas novas técnicas e estratégias para utilização de ciências de dados, inteligência artificial e machine learning para melhorar fluxos, condutas e desfechos clínicos e cirúrgicos.
Além disso, o Braspen irá gerar interatividade entre os congressistas e palestrantes, a partir de discussões práticas de casos clínicos do dia a dia e cursos hands on em todos os cenários da Terapia Nutricional Parenteral e Enteral.
Estudantes e egressos da Unijuí possuem desconto de 15%, utilizando o voucher UNIJUI15, pelo site. As inscrições para o primeiro lote encerram nesta quinta-feira, 03, o segundo lote estará disponível de 04 de agosto até o dia 24 de outubro.

A região Noroeste do Rio Grande do Sul se caracteriza como grande produtora de grãos - trigo, soja, milho, aveia entre outras, e de espécies forrageiras, destinadas à bovinocultura de leite. Estes sistemas produtivos são baseados na utilização de recursos naturais e dos meios de produção, gerando impactos sociais, econômicos e ambientais.
Visando capacitar profissionais para analisar, conceber e manejar sistemas de produção de grãos com melhor utilização dos recursos naturais e produtivos com vista à sustentabilidade e lucratividade, a Unijuí promove a Especialização em Plantas de Lavoura. O curso é destinado a engenheiros agrônomos e profissionais das ciências agrárias que desejam aprofundar seus conhecimentos na área.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 3 de setembro, neste link. A Pós-Graduação Lato Sensu ocorrerá online e tem previsão de início para o dia 15 de setembro. Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

Na próxima segunda-feira, 7 de agosto, será realizada no Espaço + Inovação da Unijuí a palestra “Como a Inteligência Artificial está influenciando os negócios?”, a partir das 19h. O evento antecede o Startup Weekend, maior programa global de empreendedorismo que será sediado pela Unijuí nos dias 8, 9 e 10 de setembro, também junto ao Espaço + Inovação.
A Inteligência Artificial, tema da palestra, é uma tecnologia que busca criar sistemas capazes de realizar tarefas que antes exigiam a inteligência humana. Ela está sendo responsável por transformar setores, oferecer automação e análise de dados avançada para o impulsionamento de diferentes negócios.
Para debater este cenário, foram convidados para palestrar o professor e pesquisador da Unijuí, Gerson Battisti, que é graduado em Informática pela Universidade, mestre e doutor em Ciência da Computação pela UFRGS. Também, o professor e pesquisador Alexandre Del Rey, fundador da I2AI e sócio fundador de startups de energia e consultoria de inovação. O convidado é formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, mestre e doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP.
Para quem ainda não conhece, o Startup Weekend é um evento global da Techstars que tem como objetivo tirar ideias do papel, a partir da formação de grupos multidisciplinares, que terão 54 horas para criar e validar modelos de negócios, desenvolver protótipos e apresentar um pitch final para uma banca de jurados.
O primeiro lote de ingressos para o Startup Weekend já está sendo vendido e pode ser adquirido neste link.

Até o dia 24 de setembro, a Unijuí está com inscrições abertas para o curso de “Interpretação da ABNT NBR ISO/IEC 17025: requisitos gerais para competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração”. Interessados podem se inscrever no site, onde também constam mais informações sobre o curso.
Destinada a profissionais, estudantes e interessados no tema, a qualificação estabelece os requisitos e procedimentos para a certificação de laboratórios de ensaio e calibração de equipamentos. Se destina aos profissionais das diferentes áreas que precisam interpretar os requisitos gerais da ISO/IEC 17025 para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, ligados ao Sistema de Gestão da Qualidade.
Durante o curso, será abordada a atualização da ABNT NBR ISO/IEC 17.025:2017, requisitos gerais, requisitos de estrutura, requisitos de recursos, requisitos de processos e requisitos do Sistema de Gestão.
As aulas serão ministradas presencialmente, no campus Ijuí, nos dias 9 e 10 de outubro, nos turnos da manhã (8h30 às 12h) e tarde (13h30 às 17h).
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

A inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho é um tema presente nas discussões sobre igualdade e diversidade no ambiente corporativo. A valorização da diversidade é um passo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a dois anos, número que representa 8,9% de toda a população do país.
Em 1991, o Governo Federal sancionou a Lei Nº 8.213, mais conhecida como a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência. A legislação determina que empresas com mais de 100 colaboradores contratem progressivamente PCDs, da seguinte forma: de 101 a 200 funcionários, 2% deste número de funcionários; de 201 a 500 funcionários, 3% deste número de funcionários; de 501 a 1000 funcionários, 4% deste número de funcionários; e acima de 1000 funcionários, 5% do número total de colaboradores.
Na Unijuí, 4% dos profissionais possuem algum tipo de deficiência. Segundo o gerente da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, José Luis Bressam, a Universidade iniciou o trabalho de inclusão nos campi há mais de 10 anos. “Inicialmente foi um desafio conseguir suprir as vagas, mas sempre apostamos nas pessoas que desejam compor o nosso quadro corporativo. Mas hoje, como fizemos uma boa divulgação, temos uma oferta maior do que a necessidade da Instituição”, explica o gerente.
Para a Unijuí, gerar um ambiente inclusivo vai além de cumprir a legislação. “Temos diversos profissionais em atuação e acreditamos que isso é importante para todas as organizações. Estamos cumprindo a cota, mas em alguns momentos temos colaboradores para além do número especificado por Lei, pois entendemos que é uma oportunidade que podemos conceder. Também tentamos incluir na equipe estudantes que possuem alguma deficiência, visto que é uma maneira de incentivá-los”, diz Bressam.
É o caso da secretária do curso de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional, Laura Mensch Pereira, egressa do curso de Ciências Biológicas e mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. Laura possui deficiência física, e sua história profissional na Unijuí iniciou há sete anos, como técnica de laboratório, logo após o fim da graduação.
Para Laura, sua adaptação como técnica na Instituição foi tranquila e sem dificuldades, o que difere da sua visão do mercado de trabalho, de forma geral. “Na Unijuí, já vinha com a minha experiência da adaptação acadêmica, em termos de condições físicas de trabalho. Tudo foi adaptado para as minhas necessidades e para facilitar o meu dia a dia. Na Instituição não enfrentei dificuldades, pois sempre tive incentivo e apoio. Mas percebo que no mercado de trabalho as vagas destinadas a pessoas com deficiência são meramente para cumprir cotas impostas pela Lei. Muitas vezes são oportunidades que não valorizam as qualificações e toda trajetória de educação, aperfeiçoamento e profissionalização”, enfatiza Laura.
Para melhor receber os profissionais e até mesmo estudantes que possuem algum tipo de deficiência, a Instituição realiza cursos de capacitação, como o de Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de reuniões para facilitar a comunicação e adaptação.
Há nove anos, Cristian Rafael de Paula trabalha na Unijuí. Ele possui deficiência auditiva e iniciou na Instituição como técnico administrativo na Biblioteca Mario Osorio Marques. Cristian conta que foi bem recebido por todos. “Meus colegas realizaram o curso de Libras e, assim, fomos desenvolvendo a comunicação. Eles foram responsáveis por me mostrar como funciona a área dos livros e o trabalho. Mas eu ainda precisava me comunicar com os estudantes para realizar o atendimento, então, de qual forma eu faria isso? Escrevendo”, conta Cristian.
Durante o período em que estava trabalhando na Biblioteca, Cristian iniciou a graduação no curso de Design, durante esse período ele realizou um estágio na coordenadoria de marketing da Universidade e, há um ano, foi realocado para o setor da Educação a Distância, onde atua como designer. Para ele, a Unijuí tem um papel fundamental no seu desenvolvimento profissional. “A Instituição é muito importante na minha jornada, no que venho desenvolvendo e construindo na minha carreira. Me sinto emocionado por participar da história da Unijuí”, disse o designer.
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma oportunidade para as empresas se beneficiarem das habilidades e talentos únicos que esses profissionais podem oferecer. Pessoas com deficiência possuem diferentes perspectivas e experiências de vida, o que pode contribuir para a inovação, a criatividade e o desenvolvimento de soluções mais abrangentes.
Uma instituição que trabalha com a inclusão avança em diversos setores, inclusive na aprendizagem. “Entendemos que a Unijuí criou um importante espaço para a inclusão, e que isso possibilita novos conhecimentos para todos. Nosso principal objetivo está em criar condições de integração, para que cada pessoa possa se desenvolver, socializar e demonstrar seu potencial”, finaliza Bressam.
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