Exposição: crenças e superstições no imaginário sul-rio-grandense - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Exposição: crenças e superstições no imaginário sul-rio-grandense

                

A "Exposição: crenças e superstições no imaginário sul-rio-grandense" será promovida no período de 13 de agosto a 30 de setembro de 2018, na Sala de Exposições Temporárias do MADP, com o objetivo de valorizar e divulgar a cultura imaterial do Rio Grande do Sul manifestada através de crenças e superstições, debatendo a sua importância na formação da identidade do povo sul-rio-grandense.

Por um longo período da história da humanidade acreditava-se que doenças e, acontecimentos bons e ruins eram efeitos causados por poderes mágicos naturais advindos da natureza, pessoas, plantas, animais e objetos ou de forças sobrenaturais. Acreditava-se também que a neutralização destas forças se dava pelo uso de amuletos, benzimentos e simpatias ou até mesmo pela adoção de práticas no dia-a-dia que visavam atrair forças do bem ou evitar forças do mal. Mesmo com o avanço das ciências e da medicina os povos de todas as partes do mundo mantiveram grande parte destas crenças. No Rio Grande do Sul, dada a grande diversidade étnica há uma infinidade de crenças presente no imaginário popular oriundas das mais diversas partes do planeta que aqui foram se mesclando e adquirindo conceitos próprios.

A exposição faz parte do Projeto Raízes Gaúchas desenvolvido desde 2008, com o objetivo de estimular o público visitante a pensar/refletir sobre as diversas maneiras que se constituiu a identidade cultural sul-rio-grandense nos diferentes tempos e espaços.

Em função da grande diversidade cultural do Rio Grande do Sul, cada ano o projeto aborda uma temática, procurando debater conceitos de cultura, identidade cultural e pluralidade. Neste ano estaremos trabalhando as crendices e superstições.

Em paralelo a exposição serão desenvolvidas atividades complementares:

Oficinas de Contação de Lendas e Oficina de Confecção de Brinquedos para os anos iniciais do ensino fundamental e Oficina de Revista em Quadrinhos para os anos finais do ensino fundamental.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.