Projeto de Intervenção Urbana Binacional em Ijuí está tomando forma - Unijuí

Projeto de Intervenção Urbana Binacional em Ijuí está tomando forma

O Projeto de Intervenção Urbana, fruto de colaboração inédita no Estado entre a Unijuí, Universidade de Córdoba e Prefeitura Municipal de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, avançou significativamente durante a última semana: professores da instituição da Argentina estiveram em Ijuí para ministrar o Workshop introdutório “Ideação e Intervenção Urbana Binacional”.

A partir do conhecimento e experiência neste tipo de intervenção dos professores Ariel Machuca, Carolina Ferreyra Centeno, Gustavo González e Marcos Gianfellici, os estudantes dos Curso de Arquitetura e Urbanismo e Design, e professores do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) iniciaram um intenso trabalho de preparação e estudo para concretizar o projeto no mês de setembro de 2019. As atividades culminaram com uma apresentação pública de maquetes e projetos para a comunidade, realizado na noite da última sexta-feira, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. Na oportunidade, estiveram presentes o Prefeito Valdir Heck, a Reitora Cátia Maria Nehring, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, integrantes do movimento étnico, lideranças locais, além dos estudantes e professores ligados ao Departamento.

Segundo Igor Norbert Soares, um dos professores do DCEEng que está liderando a iniciativa pela Unijuí, a troca de experiência com a Universidade de Córdoba foi esclarecedora. “Nos apresentaram uma metodologia de trabalho muito acessível e ao mesmo tempo diferente do que estamos acostumados. No trabalho durante a semana aprendemos as técnicas necessárias e projetamos as estruturas. Em junho teremos um evento durante a Indumóveis, em Santa Rosa, para mais uma troca de experiências”, observa.

E, no mês de setembro, os estudantes vão a campo para construir as estruturas em espaços urbanos de Ijuí. “Cerca de 200 pessoas estarão envolvidas no processo de construção das estruturas e serão utilizadas algo em torno de 1km linear em madeira, mais de 300 tábuas para cada uma das estruturas”, complementa.  Cada um dos projetos terá ligação com a questão étnica e de imigração em Ijuí.

Saiba mais sobre o Projeto

É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade.

O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria  do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.

Na galeria de fotos, alguns registros das intervenções realizadas em 2018, em Córdoba.